Morador da Mangueira produz websérie que retrata a realidade das favelas

Transmitida pelo Youtube, a "História de Lisboa", criada por Renan R10, tem como cenário a comunidade da Mangueira e Tuiuti
Foto: Jsantos
Foto: Jsantos

Um jovem, morador da comunidade da Mangueira, Zona Norte do Rio, resolveu criar uma série no YouTube com a trama baseada em problemáticas do cotidiano da vida de um morador de favela. Os personagens são interpretados por moradores de favela e se passa na comunidade da Mangueira e Tuiuti.

A “História de Lisboa”, que dá nome a produção, gira em torno de quatros personagens: Terror (interpretado por Higuinho de Araújo), Lisboa (interpretado por David Gonçalves), Papai (interpretado por Fabio Rocha) e Eva (Lorena Dias). Mostra a jornada de um conflito familiar de moradores da comunidade que se desdobra ao longo dos episódios.

Enredo

Após ser rejeitado pelo Pai, Terror vai embora da comunidade onde mora. Mas, depois de um período afastado de suas raízes, o jovem volta para a comunidade onde é cria. Ao retornar, descobre a morte do pai e logo pensa que assumiria o posto no morro deixado por ele. Contudo, depara-se com o seu irmão mais novo em seu lugar.

A série é produzida em espaços da favela da Mangueira.
Foto: Reprodução

A ideia da série

O escritor, diretor, de 24 anos, Renan Alves, mais conhecido como Renan R10, teve a ideia de começar a produção dramatúrgica a partir de um objetivo: gerar impacto nas pessoas. Além disso, trazer para a compreensão de todos que o conteúdo mostrado na série é uma realidade presente na vida de muitos moradores de favelas cariocas.

Autor da série, R10 espera continuar produzindo conteúdos voltados para a realidade da favela, na ótica de um favelado.
Foto: Acervo Pessoal

Para estar produzindo um conteúdo desse é muita responsabilidade. Porque falo da vida do crime. Então, não é qualquer coisa. Estar conseguindo produzir esse conteúdo é uma honra, da forma que estamos fazendo. Sempre quis mostrar meu lado da história do meu ponto de vista. Já no começo da produção, tive muito preconceito por conta de conteúdo. As pessoas não entendiam o que era. Então, ter feito um bom trabalho e fazer as pessoas entenderem, isso pra mim foi muito bom”, afirmou Renan.

O autor soltou alguns spoilers para o final da série e falou que espera uma separação para os personagens e um final feliz para os mesmos. Mas, para saber de fato o que acontece em História de Lisboa, é necessário ficar ligado no canal da série no YouTube e não perder nenhum episódio.

O foto de divulgação da série é inspirado no famoso jogo GTA San Andreas.
Foto: Reprodução

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]