Prefeitura está com inscrições abertas para curso de capacitação de lideranças comunitárias

A iniciativa tem como objetivo orientar e qualificar líderes comunitários para atuarem na construção de políticas públicas
Complexo do Alemão. Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades
Complexo do Alemão. Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades

Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades

A Prefeitura do Rio anunciou semana passada um curso de capacitação para pessoas que atuam nas comunidades lutando por melhores condições de vida. O curso Seac-Rio em Rede – Líderes que Transformam – está com inscrições abertas até o dia 23 deste mês. A iniciativa está sendo promovida pela Secretaria Especial de Ação Comunitária. Os participantes receberão orientações sobre como acompanhar as políticas públicas.

Durante toda a pandemia da covid-19, ficou evidente a importância dos coletivos comunitários, principalmente no que diz respeito a tentar amenizar os impactos sociais causados pelo atual momento. Com isso, a Secretaria de Ação Comunitária decidiu promover o curso e oferecer capacitação para que estas lideranças comunitárias possam contribuir no processo de planejamento das políticas públicas a serem implantadas na cidade, gestão e gerenciamento de crises e, também, oferecer conhecimento sobre defesa dos direitos humanos.

Rede de consciência social

“A secretaria da  Ação Comunitária foi criada para dar voz e vez às favelas e comunidades. Somos responsáveis pela aproximação do poder público com as favelas e comunidades cariocas, assegurando a participação popular na gestão pública. É através da secretaria que os principais serviços da Prefeitura chegarão a quem mais precisa”, ressaltou a secretária de Ação Comunitária Marli Peçanha. 

Marli Peçanha, secretária de Ação Comunitária
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A secretária também destacou a relevância deste curso para ampliar ainda mais a rede de consciência social nas favelas do Rio “Esse curso, que é uma ação inédita na Prefeitura, mostra o quanto está sendo tratada com seriedade a parceria que temos com as lideranças comunitárias. Estamos mostrando o quanto é importante andarmos lado a lado com os líderes. Somando conhecimento, seremos capazes de exercer a nossa plena cidadania e continuar inspirando e engajando moradores e multiplicadores conscientes”.

Inscrições

O curso é gratuito e terá quatro módulos sobre direitos, deveres, cidadania, políticas públicas e empreendedorismo comunitário e social. As aulas serão nos dias 9 e 18 de agosto e 8 e 22 de setembro. São 120 vagas distribuídas entre turmas nos sistemas online e presencial, nos turnos da manhã e da tarde. A qualificação terá declaração de participação.

As inscrições são feitas através do Google Formulário. É necessário enviar cópias da identidade, do CPF e do CNPJ (para entidades) para o e-mail [email protected] As aulas presenciais acontecerão no auditório da sede da Prefeitura, Rua Afonso Cavalcanti 455. A participação online será por meio de uma plataforma a ser definida.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]