SESC e SENAC oferecem diversos serviços e cursos gratuitos para Jacarezinho e Muzema

São 324 vagas para qualificação nas áreas de Gastronomia e Tecnologia, além de serviços de saúde; inscrições vão até hoje, às 16h, na Biblioteca Parque de Manguinhos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Sesc RJ e o Senac RJ oferecem gratuitamente, a partir deste mês de fevereiro, nas comunidades do Jacarezinho e da Muzema, serviços odontológicos, exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). Além disso, são oferecidas 324 vagas em cursos de qualificação profissional nas áreas de Gastronomia e Tecnologia. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Biblioteca Parque de Manguinhos. Os pré-requisitos são: ter mais de 16 anos e ter estudado até o 6º ano do Ensino Fundamental.

A iniciativa é uma parceria entre o Sistema Fecomércio RJ e o Governo do Estado do Rio de Janeiro para o programa Cidade Integrada. Os atendimentos serão oferecidos em unidades móveis das duas instituições: Odontosesc, Sesc Saúde Mulher e Escolas Móveis Senac RJ.

Foto: Divulgação

Escolas Móveis Senac RJ

Foto: Divulgação

As Escolas Móveis Senac RJ são carretas-escola que levam cursos profissionalizantes a comunidades em todo o Estado do Rio de Janeiro, ampliando a cobertura regional da instituição, prioritariamente em localidades menos favorecidas. As aulas são ministradas em um moderno ambiente de aprendizagem, equipado com materiais específicos das áreas de formação oferecidas: Tecnologia, Gastronomia e Beleza.

No Jacarezinho serão disponibilizadas unidades de Gastronomia e de Tecnologia. As aulas iniciam a partir do dia 15 de fevereiro, em dois turnos: manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 13h às 17h), de acordo com o curso escolhido.

Educação em saúde, mostras literárias e contação de histórias

Na área de tecnologia, serão oferecidos cursos de Excel, Excel Avançado, Criação de e-commerce, Aprendendo a criar games, além de palestras sobre Design Digital, Marketing e Design Digital.

O Senac RJ levará às comunidades atividades de educação em saúde nos dias 12 e 19 de fevereiro. Na Muzema, oferecerá orientações de saúde bucal, e em Manguinhos, abordará a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. As ações preveem a participação das unidades móveis OdontoSesc (tratamento odontológico) e Saúde da Mulher (mamografia e papanicolau) no projeto. No Jacarezinho, a instituição oferecerá massoterapia.

Além disso, duas mostras literárias vão retratar o trabalho do jornalista, escritor, chargista e poeta Millôr Fernandes e do escritor, poeta, crítico literário e tradutor Paulo Leminski.

Além das mostras, o público poderá assistir a sessões de contação de histórias conduzidas por integrantes dos grupos Tapetes Contadores e Cia Solo, às 11h e às 15. A Biblioteca Parque fica na Avenida Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica.

OdontoSesc

As unidades móveis OdontoSesc são veículos de 14 metros de comprimento, 2,5 de largura e 4,5 de altura equipados para a realização de tratamentos odontológicos de atenção básica, como restauração, extração simples, raspagem, profilaxia, fluorterapia, radiografia, além de atividades educativas e de promoção em saúde. O projeto, existente em todo Brasil, vai a regiões carentes, remotas ou com escassez da oferta desse serviço.

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é um veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau). Após a realização do exame de mamografia, as imagens de Raio-X são remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor.

Os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. A detecção precoce do câncer de mama é considerada fator primordial para a cura da doença.

Inscrições

Para se candidatar às vagas, os interessados deverão ser maiores de 16 anos, possuir Ensino Fundamental I Completo (até o 6º ano) e apresentar os seguintes documentos:

  • Xerox de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade (xerox do histórico ou certificado escolar, declaração de escolaridade original dentro da validade) ou autodeclaração informando que sabe ler, escrever e realizar as 4 operações matemáticas;

Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal que apresente original e cópia de seus próprios documentos de identidade e CPF e do candidato.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente na Biblioteca Parque de Manguinhos até às 16h de hoje, quinta-feira (10), enquanto houver disponibilidade de vagas.

O início das aulas será a partir do dia 15 de fevereiro, em turnos da manhã e da tarde, de acordo com cada curso.

Alguns cursos

Gastronomia

  • Salgados para festas
  • Bases de confeitaria
  • Preparo de pães tradicionais
  • Workshop de risotos
  • Doces para festas
  • Cozinha Descomplicada para o Dia a Dia

Gastronomia – Aulas Show

Batata Rosti

Dia: 11/02 | Sexta, das 10h às 11h

Mousse de Chocolate

Dia: 11/02 | Sexta, das 13h às 14h

Quiche Lorraine

Dia: 11/02 | Sexta, das 15h às 16h

Tecnologia – Cursos

  • Excel e Excel Avançado
  • Criação de e-commerce
  • Aprendendo a criar games

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]