Veja o calendário do ônibus da Justiça Itinerante para Penha e Alemão

De forma gratuita, iniciativa visa aproximar os moradores das questões jurídicas e oferecer assistência
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

A partir da desta segunda-feira (17), um serviço essencial de assistência e amparo social retorna para atender as comunidades do Alemão e da Penha: Justiça Itinerante. O programa coordenado pela Divisão de Justiça Itinerante e Acesso à Justiça (DIJUI), que utiliza um ônibus como central de atendimento. A partir dele, é possível levar todas as questões jurídicas até os bairros mais vulneráveis no Rio de Janeiro e busca auxiliar os moradores no entendimento dos seus direitos e das leis. 

Após um período de pausa no ano passado em razão da pandemia do coronavírus, o ônibus da Justiça Itinerante estaciona na Vila Cruzeiro, na Penha, para realizar o atendimento da população local e das adjacentes, como a do Complexo do Alemão. Todos os serviços oferecidos pela iniciativa são de forma gratuita, pois, além de contribuir com as dúvidas e as demandas dos moradores, visa aproximar e manter a cultura do judiciário mais próxima destas localidades. 

Dentro dos serviços disponíveis na ação, há a área de Varas Familiar (assuntos relacionados à família, como guarda, divórcio, pensão alimentícia e outras), registro civil, Juizado Especial Cível (que abordam as questões sobre Defesa do Consumidor).

Documentos

No dia do atendimento, você deverá levar tudo o que puder comprovar as suas alegações, como: certidão de nascimento, casamento, identidade cópia de contratos, de sentenças e/ou acordos feitos em Juízo, notas promissórias, notas fiscais, fotos, recibos ou qualquer escrito que possa servir de prova para ajuizamento de ação, nomes e endereços das pessoas e das firmas envolvidas na questão.

Para saber a documentação completa para os demais serviços oferecidos pela Justiça Itinerante, basta acessar ESTE LINK.

Endereço completo e calendário

Tanto moradores do Alemão quanto da Penha vão ser atendidos neste endereço a seguir: Av. Nossa Senhora da Penha, 25 – Penha (dentro do 28º Quartel do Corpos de Bombeiros da Penha).

Foto: Divulgação

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]