Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

20 escolas municipais no Rio retornam às atividades presenciais: Confira

Além deste retorno opcional aos alunos que iniciou hoje (22), haverá aumento na carga horária presencial

Foto: Arquivo/Prefeitura do Rio

Com o avanço da vacinação da população da cidade do Rio, as atividades escolares estão voltando de maneira gradativa. A partir de hoje, terça-feira (22), vinte escolas municipais retornam para o ensino presencial, entre estas a CM Winnie Mandela, no Morro do Andaraí, Zona Norte do Rio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as unidades escolares receberam as adequações necessárias para o cumprimento dos protocolos sanitários para o enfrentamento da Covid-19. Seguindo estas medidas de protocolos de saúde, serão 1.502 unidades municipais e mais de oito mil alunos com aulas aplicadas diretamente pelos professores, o que vai beneficiar estudantes de toda a rede: desde o berçário até o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), incluindo as classes especiais.

Aumento na carga horária

Além deste retorno presencial, haverá um aumento na carga horária presencial das escolas municipais. Segundo a SME, aumenta de três para quatro o número de horas de aulas diárias nas unidades escolares com dois turnos e de três para seis horas nas escolas de turno único. Com isso, a carga horária presencial por semana vai passar de 15 horas para 20 horas nas unidades com dois turnos. O aumento é ainda maior nas escolas de turno único, que representam cerca de 30% da rede. Essas unidades passarão a ter 30 horas presenciais por semana. O secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, destaca que, com esta medida, a carga horária presencial oferecida pela rede carioca a partir da semana que vem está se aproximando da praticada antes da pandemia.

Foto: Foto: Michell Albuquerque/ Prefeitura Rio

“Estamos nos aproximando do ideal e muito felizes em poder oferecer uma carga horária de aulas presenciais maior  por dia aos nossos estudantes. Este é o sexto mês de trabalho desta gestão e conseguimos abrir 96% das escolas ao ensino presencial, oferecer vacina a todos os profissionais da nossa rede e, agora, estamos dando mais um passo para dar mais tempo de ensino aos nossos alunos e alunas”, afirma o Secretário Municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.

Volta opcional para os alunos

 Vale lembrar que o ensino presencial é opcional, ficando a decisão de comparecer a cargo de alunos, pais e responsáveis. Quem preferir, pode continuar no modo remoto de estudo em suas diversas possibilidades do ensino remoto. Desde o início do ano letivo, no dia 8 de fevereiro, os estudantes da rede municipal podem conferir as vídeo aulas elaboradas e apresentadas por professores da rede municipal. O Rioeduca na TV vai ao ar pelo sinal aberto da TV Escola (canal 2.3) e também pela TV fechada: NET/Claro (canal 15), Claro TV (canal 8), Oi TV (canal 25), Sky (canal 21) e Vivo (canal 7). As vídeo aulas do Rioeduca na TV também ficam disponíveis no canal da MultiRio no Youtube. Além disso, no Portal MultiRio, uma área especial reúne informações sobre o Rioeduca na TV, como a programação, e conteúdos relacionados.

Ainda segundo a SME, está disponível o aplicativo Rioeduca em casa, que pode ser baixado nos smartphones dos estudantes e responsáveis, disponível para IOS e Android. O acesso é gratuito, porque a Prefeitura está pagando pelos dados de internet para os alunos. Estudantes que não têm equipamentos para acessar a internet ou morem em áreas sem cobertura, recebem material didático extra impresso e, frequentemente, vão às escolas deixar as atividades didáticas. Em caso de dúvida, ela será esclarecida na próxima vez em que o aluno for à escola.

Confira a lista das 20 escolas que retornam ao ensino presencial:

  • EM Epitácio Pessoa – Andaraí
  • CM Winnie Mandela – Morro do Andaraí
  • EM Leonidas Sobrinho Porto – Bangu
  • EM Henrique de Magalhães – Bangu
  • EM Marieta da Cunha da Silva – Bangu
  • CM Nova Aliança – Bangu
  • CM Vila Kennedy – Bangu
  • EDI República Árabe Unida – Bangu
  • EM Maria Montessori – Campo Grande
  • EM Professor Fábio César Pacífico – Campo Grande
  • EM Roma – Copacabana
  • EM Presidente Antônio Carlos – Cosmos
  • EM Jornalista Orlando Dantas – Ilha do Governador
  • EM Sebastião de Lacerda – Irajá
  • EM Senador Corrêa – Laranjeiras
  • EM Benedito Ottoni – Maracanã
  • EDI Barbara Ottoni – Maracanã
  • EDI Sargento Jorge Faleiro Souza – Olaria
  • EM Ministro Afrânio Costa – Penha Circular
  • EM Presidente Roosevelt – Realengo

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]