Iniciativas sustentáveis em Duque de Caxias poderão concorrer a apoio técnico e financeiro

Ciclo da Sustentabilidade selecionará dois projetos na cidade e realizará documentário com projetos que incentivam comportamentos sustentáveis
cliclodasustentabilidade2

A cidade de Duque de Caxias (RJ) recebe o Ciclo da Sustentabilidade – edição Ciclo Verde, iniciativa que irá selecionar projetos que incentivem comportamentos sustentáveis relacionados à economia/eficiência energética, uso racional de recursos ambientais, água, reciclagem, biodiversidade, mobilidade urbana, educação ambiental e agricultura. Os projetos selecionados terão suas histórias retratadas em um filme de 52 minutos no formato de documentário.

A iniciativa é voltada a pessoas físicas, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), coletivos, associações, cooperativas, grupos, entre outros.

As inscrições se iniciam no dia 5 de abril e permanecem abertas até o dia 30 do mesmo mês através do site www.ciclodasustentabilidade.com.br. O processo seletivo é composto por 4 fases: a primeira delas é o recebimento das inscrições; em seguida será realizada uma pré-seleção feita pela equipe técnica do projeto e pelo diretor do documentário; os projetos que passarem pelo crivo da curadoria técnica irão para uma votação popular no Facebook, prevista para o período de 20 a 30 de maio; os projetos finalistas participarão de uma curadoria presencial, composta por representantes das empresas patrocinadoras, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, imprensa local e da sociedade civil. As cerimônias de premiação ocorrem de 30 de maio a 15 de junho.

Os projetos vencedores, além de terem suas histórias retratadas em um documentário de 52 minutos, ganharão um vídeo institucional próprio. A parceria com o Ciclo Verde, iniciativa que mobiliza pessoas, ONGs e escolas a observarem os problemas socioambientais de sua comunidade e proporem soluções para minimizá-los ou solucioná-los, irá oferecer aos vencedores apoio financeiro de até R$10.000,00 e apoio técnico, por meio de workshop sobre gestão de projetos socioambientais e acompanhamento quinzenal no período de seis a oitos meses, realizados por uma consultoria especializada.

A iniciativa, apresentada pelo Ministério da Cultura, conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Duque de Caxias e com o patrocínio das multinacionais LANXESS e ARLANXEO. As empresas, ao se envolverem com o projeto, assumem seu compromisso de estimular o desenvolvimento de soluções sustentáveis, que ajudem às comunidades participantes a enfrentarem os desafios cotidianos relacionados a Mobilidade, Urbanização, Agricultura e Água.

SERVIÇO
Ciclo da Sustentabilidade – edição Ciclo Verde
Inscrições de 05/04 a 30/04
Seleção de projetos sustentáveis em Duque de Caxias
www.ciclodasustentabilidade.com.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/ciclodasustentabilidade

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]