A importância da leitura na Era Digital (século XXI) – #LeituraNoVagão

leituranovagao

Mario Quintana já dizia que “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas. ” e é justamente sobre isso que eu quero debater e mostrar ao longo deste artigo e, ao mesmo tempo, apresentar um projeto maravilhoso sobre a leitura para vocês. O “Leitura no Vagão” é um projeto que se iniciou em 2014 e que busca expandir o interesse pela leitura e, consequentemente, pelo saber dentro dos vagões de metrô em vários estados brasileiros de forma gratuita. O que começou com alguns livros deixados nos bancos do metrô, hoje é mais uma forma de incentivar a leitura que é cada vez mais esquecida devido a forma como a tecnologia que temos atualmente é usada ao nosso favor e, em alguns casos, para o nosso próprio malefício.

A grande questão que passa pela minha cabeça enquanto escrevo esse artigo é: Porque a leitura é tão necessária numa era tão digital como a nossa? Qual a sua importância para a nossa sociedade nos dias atuais?

Graças a Internet, temos mais possibilidades de ler livros do que antigamente e de conhecer mais escritores e escritoras independentes (e que precisam ser cada vez mais incentivados, claro) mas, atualmente, estamos perdendo cada vez mais a importância do uso dessa tecnologia que temos nas nossas mãos e que devemos usar para o nosso progresso, nunca para o atraso, com a valorização de coisas (notícias, pessoas, etc.) totalmente desnecessárias para nós.

Dentro dos livros (sejam físicos ou digitais), está a oportunidade de progredir cada vez mais como ser humano e o poder de transformar toda a comunidade através da cultivação da nossa consciência, da compreensão, da disseminação dos valores e da cultura, da imaginação e da criatividade que são incentivados através de uma simples leitura e que nos faz lembrar de sermos humanos acima de toda a ganância, arrogância, ódio e preconceito que existe nesse mundo.

Num mundo que anda indo tão mal e regressando cada vez mais, isso é apenas o primeiro passo (de muitos!) para promover coisas boas no espaço onde vivemos.  Qualquer coisa pode causar mudanças, seja ela de pequena ou grande influência para a humanidade. O que vale é fazer e acreditar, seja com um livro no metrô ou um artigo de opinião mesmo. E você? O que você vai deixar de melhor nesse mundo? Comece por um livro hoje mesmo.

Se quiserem saber + sobre esse projeto, aqui estão os links:

Twitter: www.twitter.com/leituranovagao

Site: www.leituranovagao.com.brwatch full Colossal film

Formas de colaboração que podem ser encontradas aqui: www.leituranovagao.com/doacao

Clube do Leitura no Vagão, caso se interesse em receber livros: www.leituranovagao.com/clubedoleituranovagao

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]