Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Incêndio atinge torre da Catedral Metropolitana de Maceió

(Crédito: Gustavo Lopes /Voz-AL)
(Crédito: Gustavo Lopes /Voz-AL)
(Crédito: Gustavo Lopes /Voz-AL)

Daniel Paulino e Gustavo Lopes
Voz das Comunidades Alagoas

Atualizada às 17h40

Um incêndio atingiu, no inicio da tarde desta quinta-feira (18), uma das torres da Catedral Metropolitana de Maceió, localizada no Centro da cidade. Quatro viaturas Auto Bomba Tanque (ABT) foram deslocadas com urgência para conter o incêndio que rapidamente se alastrou causando danos ao patrimônio católico.

De acordo com o coronel Paulo Marcos, que esteve comandando a operação de combate as chamas, não há informações de possibilidade de interdição do prédio pois o risco de desabamento no local foi descartado.

Ainda segundo o coronel, as causas do incêndio, que começou logo após o término de uma celebração, até o presente momento são desconhecidas. Paulo Marcos afirmou ainda, que dentro da Catedral existia apenas o Padre Lídio, que tinha terminado de celebrar a missa, mas teve leves ferimentos ocasionado pelo desabamento de um piso de madeira, que também acabou ferindo quatro homens do corpo de bombeiros, sendo eles: Weligton Santos, que teve um ferimento no olho esquerdo ocasionado por fagulhas da estrutura; Alan James, que teve um ferimento na região do nariz após parte da estrutura cair em seu capacete e Roni Rodrigues, com um leve ferimento no pé direito. Já o quarto militar não teve o estado de saúde revelado.

(Crédito: Gustavo Lopes /Voz-AL)
(Crédito: Gustavo Lopes /Voz-AL)

O coronel afirmou que a estrutura de madeira do local é antiga e que não foi trocada na última reforma e com isso acabou ocasionando o desabamento do piso de madeira.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, além das quatro viaturas de combate a incêndio, uma unidade de Resgate foi encaminhada ao local para dar suporte aos militares feridos. Ainda segundo o CB, na igreja não existia nenhum extintor de combate a incêndio  para que as primeiras chamas fossem apagadas. Quem passava no local no momento do incêndio tentou combater as chamas buscando os extintores em lojas da região e na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). O coronel do CB ressaltou ainda, que a falta de hidrantes na região do Centro de Maceió fez com que o fogo não fosse controlado com agilidade.

Após os términos dos trabalhos, em entrevista à imprensa, o Major Buriti, do Corpo de Bombeiros, relatou que o sino despencou e caiu no segundo patamar e, por pouco, não deixou vítimas fatais. “Poderíamos estar ai lamentando a morte de algum bombeiro”, frisou.

Questionado sobre a interdição da catedral, o major disse que o sino continua em risco e a área está bastante comprometida, mas que está descartada a possibilidade de fechamento da catedral. “É uma estrutura antiga. Uma edificação bastante forte e com certeza precisará de reparos, de uma avaliação de técnicos e especialistas em estruturas da Defesa Civil e, com certeza, essa área está interditada.”

Por fim, Buriti ressaltou que a causa do incêndio será investigada por peritos do Corpo de Bombeiros. “Cabe aos técnicos dos peritos de incêndio descobrir a causa. A partir da abertura das investigações, são trinta dias podendo ser prorrogado.”

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]