ARTIGO | Como tirar os resíduos de agrotóxicos de frutas, legumes e verduras?

cebola pimentao e tomate

Lavar frutas, legumes e verduras antes de cozinhar ou comer é algo que a gente faz quase que automaticamente. Parece um hábito simples, só que é muito importante por causa dos agrotóxicos. As substâncias venenosas dos agrotóxicos são usadas pra matar insetos e fungos, e seus resíduos ficam na superfície dos alimentos e também dentro deles. A Kananda Ferreira, colunista do Voz das Comunidades, achou isso surreal, e ela tem razão! Mas como tirar tanto veneno dos alimentos que a gente paga pra comer?

3 dicas básicas pra evitar excesso de agrotóxicos

É no prato da gente que vai parar o excesso da aplicação de venenos nas lavouras de frutas, legumes e verduras. São os resíduos das substâncias venenosas dos agrotóxicos que acabam sendo servidos junto com o que seria saudável pra adultos, jovens e crianças.

. Prefira frutas, verduras e legumes da estação [são os que precisam de menos carga de agrotóxicos]
. Dê moral pra frutas meio tortas e legumes feinhos [quanto mais perfeitinho e coloridão, mais agrotóxicos]
. Tire sempre as folhas externas das verduras [são as que concentram mais agrotóxicos]

Ah, e não se preocupa se tiver uma lagarta na alface. É ótimo! Porque se a lagarta sobreviveu nas alfaces não tem veneno demais ou nem tem veneno. Pra tirar a lagarta da sua alface é só rasgar a folha em que ela tá ou rasgar um pedaço e botar pertinho que ela sobe.

Tem agrotóxicos na superfície de frutas, legumes e verduras

Uma das formas de aplicação de agrotóxicos é a pulverização direta na superfície do que tá plantado. Esse uso externo de venenos nas plantações deixa resíduos em folhas, cascas e caules.

Lavar frutas, verduras e legumes tira resíduos dos agrotóxicos de uso externo, que foram pulverizados na superfície dos alimentos. Só que não basta passar uma água, a gente precisa lavar bem e da maneira correta pra eliminar mesmo os venenos usados.

. Deixe frutas e hortaliças [verduras e legumes] na geladeira por 2 horas antes de lavar: porque quando estão geladas na hora de lavar não absorvem as impurezas das cascas.

Frutas e hortaliças absorvem impurezas quando tão na mesma temperatura da água. Então, o melhor é lavar tudo já geladinho pra evitar que resíduos de agrotóxicos nas cascas entrem nos alimentos.

. Coloque frutas e hortaliças [ainda geladas ou frias] de molho por 10 minutos em uma mistura de água com água sanitária ou com vinagre. Use uma bacia funda, mexa bem a mistura e afunde os alimentos. E não precisa deixar mais tempo não, 10 minutos é tempo suficiente.

Mistura com água sanitária: 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água

Mistura com vinagre: 50 mililitros de vinagre para cada 1 litro de água  

. Depois de deixar de molho tem que lavar os alimentos em água corrente pra tirar os resíduos da água sanitária ou do vinagre

Tem agrotóxicos dentro de frutas, legumes e verduras

Outra forma de aplicação de agrotóxicos é na terra. Esse uso de venenos na terra das plantações deixa resíduos dentro dos alimentos. Por isso que os resíduos de agrotóxicos aplicados na terra são mais difíceis de tirar.

A dificuldade pra gente é que não tem plaquinha na banca das feiras nem dos mercados pra informar quais agrotóxicos foram aplicados em frutas, legumes e verduras. A gente compra sem saber se o cultivo foi com venenos na superfície e na terra, se tem resíduos na parte externa e na parte interna.  

O que dá pra fazer é cozinhar, ferver ou assar pra diminuir os resíduos dos agrotóxicos que penetraram nos alimentos. Então, primeiro a gente lava e deixa de molho pra tirar os resíduos da parte externa e depois cozinha, ferve ou assa pra diminuir os resíduos da parte interna.  

Chega de agrotóxicos, né?

Tirar resíduos de agrotóxicos de frutas, verduras e legumes é mais importante do que a gente imagina, porque aqui o uso de venenos tem sido muito intenso. O Brasil é campeão mundial no consumo de agrotóxicos, com uso até de substâncias já proibidas em vários países.

O acúmulo no organismo das substâncias venenosas dos agrotóxicos afeta a saúde da gente e pode causar alergias, doenças generativas, desequilíbrios hormonais, infertilidade, impotência e até câncer. E a gente come cotidianamente alimentos com agrotóxicos.

Faz tempo que Agência Nacional de Vigilância Sanitária [ANVISA] e Instituto Nacional do Câncer [INCA] alertam pros efeitos dos agrotóxicos na saúde da gente [saiba mais aqui]. O uso exagerado de agrotóxicos no cultivo de alimentos prejudica a maioria da população, no entanto, é lucrativo pra um pequeno grupo de pessoas. Políticos garantem isenções de impostos pros agrotóxicos e beneficiam quem produz contaminando solos, águas, alimentos e pessoas. E você pode, e deve, dizer pra eles que chega de tanto agrotóxicos no seu prato, na mesa da sua família: assine a petição aqui no site da campanha #ChegaDeAgrotóxicos.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]