Artigo | [REFLEXÃO] O que é sabedoria para você e qual é o valor dela na sua vida?

unnamed

Texto escrito por:  Kananda Ferreira | Revisado por: Gabi Coelho | Foto: Felipe Paiva

A maioria acredita que a sabedoria é algo que só alcança quando conquista algo ou está no “topo da montanha”. Entretanto, as pessoas ignoram que ela está no caminho percorrido durante a sua existência, não só no fim dela ou na “chegada ao auge”. É também uma insaciável vontade de se reinventar e de aprender algo através dos acontecimentos cotidianos. Quais são esses eventos do dia a dia e de que forma a informação absorvida pode ser aplicado para o desenvolvimento do país no âmbito social e político?

Alguns desses eventos requer um pouco mais de atenção, pois nelas estão escondidas as lições a serem interpretadas por cada sujeito na busca pela civilização do espaço a ser transformado. Está na ignorância de não compreender sobre determinado assunto e usar isso para viajar rumo ao desconhecido em busca da própria razão e da consciência dentro do ambiente que vive, em reconhecer que o próximo não tem os mesmos privilégios e/ou garantias de direitos do que a maioria e lutar pela justiça, na gentileza de entender o outro como ser humano e até mesmo as diferenças, na força de mudança (seja de uma pequena ou grandiosa influência) quando interage com o espaço onde reside acrescentando através da ferramenta que tem em mãos e transmitir-lo da melhor maneira para quem está ao seu redor, em saber aproveitar os erros para fazer os acertos acontecerem e valerem a pena, na simplicidade de ver o lado bom das coisas, no primeiro passo em tentar algo e por aí vai.

O conhecimento é a informação que você conquista. Já a sabedoria está em incorporar isso para si mesmo e para quem está ao redor da melhor forma possível. Cultivar a ética, a consciência, a razão, a humanidade, o respeito e a responsabilidade através dessas experiências são essenciais para o aprendizado e o autoconhecimento, pois impulsionam a outras “montanhas”, causando novos questionamentos em busca de respostas e novas subidas ou quedas que acabam refletindo na postura e na forma de agir dentro das relações sociais, evitando antigos erros e fazendo novos acertos.

Buscar novos caminhos é essencial para melhorar cada vez o exercício da cidadania dentro da nação pois, através do rejuvenescimento das ideias, o senso de contribuição com o mundo é incentivado sobre qual será o tamanho do próximo passo a ser dado. Sendo assim, cada indivíduo deve se perguntar sobre que tipo de lição quer deixar para as próximas gerações porque a mudança que querem ver estão nos reflexos de suas escolhas e ações diante da sabedoria em lidar com um ocorrido. Comece hoje.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]