Bem-vindo à Cidade de Deus

Texto: Wellington Mello

Bem-vindo à Cidade de Deus

“Cidade de Deus é o maior barato e te pergunta, brigar pra que? Se você for lá uma vezinha só, é, você nunca mais vai esquecer”. A letra do Rap da Cidade de Deus, fez com que a comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro ficasse bastante conhecida. E o Voz das Comunidades vem mostrar para você um pouco desse lugar, que vai muito além da violência e das operações passadas na TV.

A Cidade de Deus foi criada pelo então Governador do Rio Carlos Lacerda que, na década de 60, removeu várias pessoas de favelas da zona sul e do centro do Rio de Janeiro, e as realocaram em conjuntos habitacionais, localizados em vários locais do Rio, entre eles, a Cidade de Deus.

Segundo o Censo 2010, 36 mil e 515 pessoas vivem na região, que é dividida em 5 partes: Ap, Ap 2, Treze, Quinze e Karatê. E dentro dessas subrregiões, tem outros lugares conhecidos, como o Coroado, e a Bariri. Uma das principais vias do Rio de Janeiro, a Linha Amarela corta parte da CDD, fazendo com que ela tenha fácil acesso a Zona Norte da cidade.  Como em todas as comunidades, na CDD tem tudo o que imaginar, desde escolas, quadras de escolas de samba, e até uma Upa, localizada na praça central.

Em 2002, a Cidade de Deus ficou mundialmente conhecida por conta do filme de Fernando Meirelles, que levava o nome da comunidade. O filme contava a história da Cidade de Deus, e da guerra do tráfico no local, que sempre foi estigmatizado por conta da violência e dos tiros. O filme Cidade de Deus foi, e ainda é um dos longas mais conhecidos da história do Brasil, e recebeu na época 4 indicações ao Oscar (melhor direção, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia). 

Grandes nomes passaram pela comunidade, ou vieram dela para o mundo, com os cantores Cidinho e Doca, que cantavam raps falando da vida na comunidade, e Rafaela Silva, judoca campeã olímpica em 2016, no Rio. Outra pessoa importante, que não é da comunidade, a visitou, sendo um momento histórico para a Cidade de Deus. No dia 20 de março de 2011, Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, e um dos homens mais importantes do mundo, visitou a CDD, visitou projetos e viu apresentações de moradores da comunidades.

A Cidade de Deus é um dos locais mais importantes do Rio, mas está muito abandonado pelo poder público, e o Voz vem para mostrar que a CDD não é só “tiro, porrada e bomba”. Na CDD tem muita coisa bacana, tem muita gente bacana, e o Voz das Comunidades vai mostrar tudo para você. Mostraremos pessoas, locais, e acontecimentos marcantes para a comunidade.

Deixe comentário