#ColunistaConvidado – Fábio Porchat

fabioporchat-colunista
Fábio Porchat Ator, roteirista, produtor e diretor
Fábio Porchat
Ator, roteirista, produtor e diretor

Empreendedorismo. Começar o texto com uma palavra difícil é sempre ruim porque as pessoas já desistem de ler logo na primeira linha. Mas é disso que eu quero falar. Sobre um assunto que pra mim faz toda a diferença na vida de alguém. Não só profissional, pessoal também. Empreender é tomar a frente, a dianteira, correr atrás você mesmo por você. Não ficar em casa esperando a solução cair do céu. É comandar, liderar, fazer acontecer. Todo mundo tinha que ser assim. O problema é que dá muito trabalho, porque é você que tem que se cobrar, que tem que tomar as rédeas da sua situação. E aí não dá pra ficar falando mal do chefe, porque o chefe é você mesmo. Quando você empreende, a culpa toda é sua, pro bem ou pro mal. Se der certo é mérito seu e se der errado você só tem uma pessoa para responsabilizar. É claro que é dicil rar uma ideia do papel, tomar uma decisão e seguir firme com ela, mesmo que possa demorar um tempão para acontecer, mas desistir não é uma possibilidade.

Aquilo que você está fazendo é a coisa mais importante do mundo pra você, logo, precisa ser levada a sério. Quando alguém me diz que tentou fazer alguma coisa e não conseguiu eu sempre pergunto: mas você tentou de verdade? Porque desistir depois do primeiro não só mostra que aquilo ali não era realmente o que você queria. Se você tem um sonho, uma meta, um objetivo, jogue toda a sua energia para aquilo, corra atrás, faça dar certo… Não importa o quão por baixo você esteja, você tem chance sim. Todo mundo tem. O rico, o pobre, o velho, a mãe solteira, o adolescente… Apesar de todas as dificuldades que você vai encontrar por ser quem você é, se você fizer bem feito, de uma forma ou de outra a coisa vai rolar. Coloque o foco no que você quer e bate uma reta, uma hora você vai chegar. Pode perguntar a qualquer um que chegou lá. Não foi fácil, não foi tranquilo e não foi rápido. Mas que foi, foi. Vamos lá? Chegou a sua hora!

Este texto foi escrito pelo o Fábio Porchat.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]