Complexo do Alemão Palco da primeira edição do Festival Funk Consciente

O Complexo do Alemão será palco da primeira edição do Festival Funk Consciente. A partir do próximo dia 13 e com edições também em maio e junho, serão realizados três bailes com artistas e produtores de funk locais que criarão letras com temática ambiental, voltadas para a sustentabilidade. As letras serão apresentadas ao som da batida criada por DJ’s com a participação de dançarinos em batalhas de passinhos. As cinco melhores criações integrarão o primeiro CD com a marca Funk Consciente.

Selecionado pelo edital de criação artística no funk, na categoria Circulação artística, o projeto conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura. O objetivo do Festival é conscientizar a população da comunidade sobre a sustentabilidade e potencializar ações de educação ambiental em espaços populares e favelizados, valendo-se do funk como instrumento de conhecimento lúdico e pedagógico.

Idealizado pela Family Fest, coletivo formado por jovens produtores culturais do morro da Baiana, em parceria com a Cooperativa de reciclagem Eu Quero Liberdade, o Funk Consciente reunirá artistas do funk (MC’s, DJ’s e dançarinos) e empreendimentos de educação ambiental e reciclagem para formar um ambiente favorável à criação de letras de improviso (Freestyle) com a temática ambiental. O festival conta com duas etapas eliminatórias (13/04 e 11/05), decididas por voto popular, e com a final (09/06), decidida pelo júri oficial. A final, cuja data foi programada para coincidir com a Semana do Meio Ambiente, será realizada no Largo do Bulufa, com o objetivo de revitalizar esse tradicional espaço de manifestação artístico-cultural da Favela da Grota que atualmente se encontra degradado devido ao acumulo de lixo.

Além desta iniciativa de educação ambiental e sustentabilidade embalada pelo ritmo do funk, o evento conta ainda com um desdobramento cultural: graças a uma parceria com o projeto Red Bull Favela Beats e o Grupo Cultural Afro Reggae, irá lançar o primeiro CD com a marca Funk Consciente, reunindo os cinco funks finalistas escolhidos pelo júri oficial com base na inovação e na criatividade das letras. A produção artística e musical será liderada pelo rapper Dughettu embaixador do Red Bull Favela Beats, em conexão com os Dj’s e instrutores Sany PitBull, Granmaster Raphael e Nino. O estúdio fica sediado no centro Cultural Waly Salomão e tem como foco desenvolver experiências colaborativa entre artistas, trabalhando na formação de jovens djs e produtores musicais.

Abertura e 1ª eliminatória do Festival Funk Consciente

Data: 13 de abril de 2013

Local: Quadra de esporte do morro da Baiana. Horário: 17h

2ª eliminatória

Data: 11 de maio de 2013

Local: Praça do Terço – Nova Brasília. Horário: 17h

Final

Data: 09 de junho de 2013

Local: Largo do Bulufa – Grota. Horário: 16h

Informações: (21) 9932-6820 – Produção Family Fest [email protected]

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]