Confira o calendário do ônibus da Justiça Itinerante no Alemão e Vila Cruzeiro

5e31b2d9-e2b8-476a-8ac3-6b67bfc15f68

Programa visa fortalecera presença do poder Judiciário nas comunidades

Com o intuito de disponibilizar o acesso as atividades jurídicas do Estados nas comunidades do Rio de Janeiro e em diversos outros Estados, surgiu o programa “Justiça Itinerante”, que através de ônibus adaptados possibilita aos moradores uma facilidade maior em resolver questões judiciais com menos burocracia e de uma forma mais prática e rápida.

Composto por um juiz, conciliadores e defensores públicos, o ônibus da “Justiça Itinerante” realiza ações como: casamentos, divórcios, ações de pensão alimentícia, defesa do consumidor, registro de nascimento fora do prazo ou tardio, investigações de reconhecimento de paternidade, adoção e tantos outros problemas pertinentes dos moradores. Apenas processos criminais estão fora da lista do trabalho no veículo. Além de auxiliar a população na regulamentação de seus documentos, o projeto visa resolver as questões de forma pacífica através do diálogo e por meio da conciliação.

Com mais de 25 postos funcionando atualmente no Rio de Janeiro, o projeto tem como objetivos principais:
– Buscar soluções conciliadas como fórmula de pacificação social eficiente;
– Promover a regulamentação documental dos cidadãos.
– Integrar os juízes às comunidades, promovendo uma mudança de relacionamento entre a sociedade civil e o Poder Judiciário.Confira o calendário do ônibus da Justiça Itinerante no
– Modernizar a prestação jurisdicional, afastando os rituais formais ultrapassados e com ênfase na celeridade do processamento.
– Expandir as ações afirmativas e de responsabilidade social que vêm sendo implementadas pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, entre outras.

Confira abaixo as datas e o local de atendimento:

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]