Coronavírus e limpeza: que cuidados tomar?

Em tempos da pandemia do COVID-19, a higiene pessoal é nossa principal aliada para combater o coronavírus. Principalmente aqueles que não podem ficar no isolamento social e precisam seguir sua

Coronavírus e limpeza: que cuidados tomar?

Em tempos da pandemia do COVID-19, a higiene pessoal é nossa principal aliada para combater o coronavírus. Principalmente aqueles que não podem ficar no isolamento social e precisam seguir sua rotina de trabalho, todo cuidado é pouco. Para falar de limpeza, primeiro precisamos esclarecer uma notícia falsa que vem circulando nas redes: 

Com a falta de álcool gel nas farmácias, muita gente compartilhou uma receita caseira a partir do álcool líquido concentrado ou até de gel de cabelo. ÁLCOOL GEL CASEIRO NÃO FUNCIONA! A produção em casa não é recomendada e coloca sua saúde em risco. Muito cuidado ao comprar o produto fora da farmácia, já foram registradas no Rio de Janeiro ocorrências de vendas de álcool gel falsificado, o barato pode sair caro. O Conselho Federal de Química (CFQ) emitiu uma explicando os motivos:

“Quais os riscos associados à produção caseira de álcool em gel?

Os produtos industrializados passam por rigoroso processo de produção, onde há padrões a serem seguidos, todas as etapas são monitoradas e passam por controles de modo a haver padronização, regularidade e qualidade dos produtos disponibilizados ao consumidor final. Já o álcool em gel fabricado a partir de receitas e métodos caseiros não passa por nenhum controle de qualidade, por isso sem garantia de eficácia.”

Veja a nota completa em: http://cfq.org.br/noticia/nota-oficial-esclarecimentos-sobre-alcool-gel-caseiro-higienizacao-de-eletronicos-e-outros/

Mais importante que o álcool gel: lavar as mãos com água e sabão. Uma forma de prevenção muito eficaz e é uma das coisas mais simples que se pode fazer para sua proteção e a dos outros. Se não achou álcool gel, não pode comprar: vai de água e sabão. Pra quem está sofrendo com a falta de água, a infectologista Flávia Ribeiro ensinou ao podcast @angudegrilo como fazer e nós reproduzimos aqui pra vocês:

Agora, vamos falar da limpeza da casa: quais produtos matam o vírus? A transmissão do coronavírus através de superfícies também pode acontecer. De acordo com um estudo, coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como plástico e metal inoxidável. Em papelão, pode durar 24 horas. Os produtos recomendados para limpar a casa são: Água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro, limpadores multiuso com álcool, álcool de limpeza (líquido), detergente, sabão.

E os cuidados com roupas e acessórios? Para limpeza adequada de acessórios é indicado utilizar álcool 70%. Entretanto, a recomendação de especialistas é evitar brincos, colares, anéis, relógios e acessórios em geral. É muito complicado fazer a higienização desses objetos diariamente e eles estão sempre em contato com a pele e outras pessoas. O mesmo vale para óculos, bolsas e carteiras. Ou seja: a dica é o mínimo possível. Sabemos que nem todos conseguem ficar no isolamento, por conta do trabalho. A recomendação é assim que chegar em casa: colocar sapatos e roupas para lavar e ir direto pro banho. 

Celular! Tablet! Câmera Fotográfica! O que fazer? Todo mundo ama tecnologia e mesmo na quarentena não dá pra ficar sem. Como fazer a limpeza? Empresas como Apple, Samsung e Motorola, recomendam a utilização de panos macios umedecidos em solução de água e sabão ou álcool isopropílico 70%, que pode ser encontrado em lojas de informática. 

O coronavírus têm uma grande capacidade de proliferação, uma pessoa com vírus pode contaminar de 2 a 3 pessoas. O cuidado não é mais somente pessoal, envolve a todos. A responsabilidade é nossa. O Voz das Comunidades está fazendo uma cobertura especial nas redes e os comunicadores das favelas estão usando as hashtags: #CoronaNasPeriferias #COVID19nasFavelas.

Deixe comentário