Crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas contra Poliomielite

A campanha vai até o fim do mês e o dia de Mobilização Nacional está marcado para 17 de outubro

Crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas contra Poliomielite

Desde o início do mês de outubro campanhas de vacinação foram iniciadas na cidade do Rio de Janeiro. Mesmo com a pandemia, é necessário se cuidar ainda mais para prevenir outros tipos de doenças.

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última segunda-feira, (05/10), as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização de caderneta da criança e do adolescente. As vacinas estarão disponíveis nas 237 Unidades da Atenção Primária à Saúde do município, que atendem das 8h até às 17h.

A campanha de vacinação contra a poliomielite é destinada às crianças menores de 5 anos, independentemente da quantidade de doses que já tenham contra Poliomielite. Já a multivacinação se destina a todas as crianças de 0 até 14 anos.

Foto: Reprodução

O que são ?

Poliomielite – Também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte.

Multivacinação – São oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.