Cruzada no Nova América ofercece 500 vagas gratuitas para aulas de vôlei, futebol, judô e capoeira

Foto: Rede Cruzada
Foto: Rede Cruzada

A organização social aposta no poder transformador do esporte e abre suas portas para crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social Rio de Janeiro – Fevereiro 2017 – O projeto Plantando o Amanhã – projeto social do Shopping Nova América, em Del Castilho – gerido pela Cruzada – está com as inscrições abertas para novas turmas de vôlei, judô, futebol e capoeira. As aulas serão ministradas por escolas lideradas por profissionais que fazem parte da equipe da elite esportiva, como Bernardinho, Zico, a judoca Silvana Nagai e o grupo Abada Capoeira, respectivamente.

Ao todo serão disponibilizadas 500 vagas (150 vôlei, 100 futebol, 150 judô e 100 para capoeira) para crianças, adolescentes, jovens e adultos que moram no entorno de Del Castilho. As inscrições acontecerão ao longo do mês de fevereiro até o encerramento das vagas e os critérios de seleção são: a família ter renda até 3 salários-mínimos; residir em residir em Del Castilho e/ou comunidades do entorno (Bandeiras, Água de Ouro, Complexo do Alemão, Maré, Manguinhos, Jacaré, etc).

Os candidatos passarão por uma avaliação familiar e da vulnerabilidade social. Outras informações podem ser obtidas por meio do site www.redecruzada.org.br ou pelo telefone (21) 3083-1894. Os cursos serão realizados nos turnos manhã, tarde e noite e os horários estarão sujeitos à disponibilidade de vagas e serão organizados por faixa etária. “O Projeto de Educação pelo Esporte existe há 3 anos e as aulas de judô e vôlei foram iniciadas em 2014, e as de capoeira em 2015 e as de futebol, em 2016.

No ano passado, contamos com 404 alunos ao todo e a grande maioria morava em Del Castilho, Higienópolis, Inhaúma e nas comunidades do Jacaré, Bandeiras 2 e 4, Manguinhos, Jacarezinho, região do Complexo do Alemão. Em 2017, queremos receber ainda mais inscrições”, comenta Adriana Nogino – Coordenadora do Plantando o Amanhã, unidade da Cruzada. Segundo Lia Carvalho – presidente da Cruzada – Instituição Social – a Cruzada aposta na Educação pelo Esporte porque acredita no potencial educativo do esporte, além de suas qualidades pedagógicas e da sua dimensão socializadora.

As atividades esportivas mobilizam as dimensões do ser humano de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes. Para a Cruzada, o jogo e a brincadeira no processo de aprendizagem constituem uma fonte para o trabalho pedagógico sobre valores, escolhas e decisões, vinculando-os ao contexto familiar, escolar e social.

De acordo com os Quatro Pilares da Educação, propostos pela UNESCO*, o esporte tem impacto direto no desempenho escolar, nos níveis de stress, na qualidade de vida e nas atitudes acadêmicas e sociais de crianças, adolescentes e jovens. A prática esportiva junta o atrativo lúdico com os benefícios da fisiologia do esporte, domínio das habilidades motoras fundamentais, proporcionando uma sensação de bem-estar, combatendo manifestações depressivas e estimulando bons hábitos.

*Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, publicado em 1996 e adotado mundialmente.

 

Serviço: (Vagas)
Vôlei – 150 vagas para idades de 7 anos até 20 anos
Futebol – 100 vagas para idades de 4 anos até 20 anos
Judô – 150 vagas para idades de 4 anos até 20 anos
Capoeira – 100 vagas de idades de 7 anos até 20 anos (Horários) – manhã, tarde e noite (até às 19h)
Vôlei: segundas e quartas-feiras Futebol: terças e quintas-feiras Judô: terças e quintas-feiras Capoeira: segundas, quartas e sextas-feiras

CLIQUE AQUI PARA SE ESCREVER

Verificar a grade de horários no site www.redecruzada.org.br. Inscrições: de 1º de fevereiro até encerramento das vagas.

Critérios de seleção: Renda de até 3 salários mínimos Residir em Del Castilho e/ou comunidades do entorno (Bandeiras, Água de Ouro, Complexo do Alemão, Maré, Manguinhos, Jacaré, etc) Avaliação familiar e da vulnerabilidade social do aluno Outras informações, entrar em contato com a equipe pedagógica no Plantando o Amanhã:

Telefone: (21) 3083-1894

O Projeto Plantando o Amanhã fica no Estacionamento Deck2/G4 do Shopping Nova América e funciona de segunda à sexta-feira das 7h30 às 17h


O QUE É A CRUZADA? A Cruzada, organização social com quase 100 anos de existência, reforça seu desafio a partir de um novo mote: “Educar para Transformar”, onde apresenta o indivíduo como ator principal da sua própria transformação, em qualquer idade. Esta rede integrada tem a educação como um compromisso e um direito de todos, por isso acompanha todas as fases da vida, apostando prioritariamente na primeira infância como maior investimento, fase em que se formam e consolidam bases cognitivas, emocionais e afetivas, mas sem deixar de lado a adolescência e a terceira idade. As principais áreas de atuação da Cruzada são focadas na Creche e Pré-escola, Educação pelo Esporte e pela Arte e Cultura; Educação Profissional e na Formação Continuada e também no Centro de Conveniência para Idosos com a creche, onde é realizado um trabalho interoperacional.

Texto escrito por: Approach

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]