Dicas para o Verão por Fernanda Machado

garotasnalaje2

FernandaMachadoCom a chegada do verão é necessário redobrar nossa atenção para uma alimentação saudável a fim de manter a saúde em dia e é claro, manter o corpo em sintonia. Para isso segue algumas dicas de como manter uma alimentação saudável no verão:

Evite alimentos muito gordurosos e de difícil digestão – Além de serem mais calóricos, tais alimentos propiciam a aparição de doenças cardiovasculares e intolerância a insulina e aumentam o peso levando a obesidade com suas calorias vazias, possuem digestão mais difícil o que pode causar um maior desconforto gástrico. E aí? Vai querer se sentir pesado ou curtir cada segundo do sol?

Substitua alimentos industrializados por alimentos naturais – Já pensou em substituir aquele refrigerante ou suco de caixinha por um suco de fruta natural? Evite alimentos industrializados, eles são ricos em conservantes, açúcares e sódio, o que a longo prazo pode levar a obesidade e suas doenças associadas tais como hipertensão e diabetes. Procure consumir alimentos naturais ou minimamente processados de preferência riscos em fibra.

Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes – Além de serem refrescante e uma delícia são ricas em fibras solúveis e insolúveis e ajudam na digestão e são ricas em água o que garante uma maior ingestão hídrica nesse calorzão.

Aumente a ingestão de água – Já bebeu quantos copos de água hoje? No calor do verão necessitamos de uma ingestão de água ainda maior devido as altas temperaturas e a perda de água pelo suor e pela urina. A quantidade de água a ser ingerida depende de características individuais, mas procure sempre ingerir ao menos 8 copos de 200 ml/dia. Vale se atentar!

Evite o consumo de alimentos ricos em sódio – O sódio é encontrado tanto no sal de cozinha quanto em alimentos industrializados, além de aumentar a retenção de líquido ele pode ser um grande vilão dos hipertensos, isso porque aumente a pressão arterial. Procure diminuir a quantidade de sal adicionado nas preparações ingeridas e substituir por sal de ervas, é uma delícia!

Não abandone as grandes refeições – Sabemos que no calor as vezes deixamos as grandes refeições de lado e damos preferência aos lanches que em grande maioria são alimentos ricos em açúcares e gordurosos mas devemos nos atentar. Procure realizar ao menos 3 grandes refeições ao dia (café da manhã, almoço e janta) e lanches leves entre as refeições procurando por alimentos variados como verduras, frutas e legumes pela quantidade de nutrientes existentes nesses alimentos. Isso é importante para manter o organismo em funcionamento e para conseguirmos alcançar a quantidade ideal de nutrientes que nosso organismo necessita.

Lembrando que para uma alimentação saudável e de acordo com suas próprias necessidades é necessário a consulta com o profissional nutricionista.

Receita de sal de ervas

1 pacote de alecrim
1 pacote de cheiro verde
1 pacote de manjericão
1 pacote de manjerona
1 pacote de orégano
200 g de sal comum
Bata todos os ingredientes no liquidificador e acondicionar em pote de vidro com tampa. Adicione de forma moderada nas preparações, o sabor é bem agradável e o mais importante, ajuda a diminuir a ingestão de sal.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]