Dicas para vestibular

Dicas para vestibular

Andrea RamalAndrea Ramal
Autora de “Redação Excelente – Para Enem e Vestibulares” (GEN)

 

 

 

Olá! Nesta coluna vamos oferecer dicas e orientações para quem vai fazer Enem ou algum vestibular este ano. É o seu caso? Então siga estes passos!

1. Faça um planejamento de estudos. Nesta reta final, a palavra-chave é organização. Você já sabe quais são seus pontos fortes e onde precisa melhorar em cada matéria? Então organize um calendário, planejando dedicar em torno de quatro horas por dia ao estudo. Dedique uma hora às matérias que você sabe bem e reserve três horas para estudar aquelas em que sente mais dificuldade.

2. Faça provas anteriores. Essa é a forma de saber os pontos que você precisa estudar mais. Na internet, você encontra questões resolvidas e até vídeo-aulas com temas comentados. É hora de correr atrás, use todos os recursos a seu favor!

3. Leia jornais e revistas de atualidades. O Enem e os vestibulares atuais querem saber se o candidato é antenado com o que acontece hoje em dia, se está preparado para ser um cidadão atuante nesse mundo. Várias perguntas focalizam temas que são discutidos diariamente na mídia. Leia jornais e revistas e construa tabelas anotando itens como: tema / principais pontos / comparações entre o que acontece nos diversos países / soluções encontradas.

4. Fique atento às questões polêmicas. Por exemplo: deve haver redução da maioridade penal? A liberdade de expressão deve ser total ou há limites? As redes sociais nos aproximam ou nos isolam? Relacione tudo isso com o que você estuda em História e com textos da literatura. Esteja em dia com os argumentos que pode usar para defender seus pontos de vista – por exemplo, na redação.

5. Cuide do seu emocional. Todo mundo sente ansiedade nesta etapa da vida, mas a maneira de acabar com isso é estudando. Coloque foco nas leituras e exercícios, siga seu planejamento e a confiança virá naturalmente. Lembre-se de reservar um tempo por semana para um pouco de lazer e para estar com os amigos. Eles ajudam a reduzir o estresse e levantar a autoestima. Bom trabalho!

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]