Estão abertas as inscrições para o Circuito Favela Criativa

CFC_imagem

Estão abertas até o dia 20 de maio as inscrições para o Circuito Favela Criativa, a primeira maratona cultural das favelas da cidade do Rio de Janeiro. Serão 14 dias de eventos, nos finais de semana de julho e agosto, com doze horas de apresentações artísticas e culturais por dia, totalizando quase 160 horas de cultura dentro da favela, produzida por quem mais entende dela: os artistas locais.

O Circuito acontecerá em Manguinhos, Vila Kennedy, Cidade de Deus, Grande Tijuca, Complexo do Alemão/Penha, Rocinha e Região Portuária.  A iniciativa faz parte do programa Favela Criativa, uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, e tem coordenação da Mil e Uma Imagens.  A direção artística é de Ernesto Piccolo.

A programação contemplará todas as áreas da Economia Criativa, como moda, música, artesanato, literatura, artes cênicas, artes visuais, arte urbana, audiovisual, gastronomia, jogos, cultura popular e dança.

Podem se inscrever artistas e grupos de todo o Rio de Janeiro que tenham representatividade em seu local de atuação, que possuam qualidade artística e técnica, e cuja participação tenha viabilidade técnica dentro do circuito. A meta é alcançar a participação de 100 grupos para se apresentar em cada território. Ou seja, 700 projetos.

Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Circuito Favela Criativa conta com recursos da própria Secretaria, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude através do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e do Ministério da Cultura. O Favela Criativa é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais  formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

Por: Projeto Paralelo Comunicação/Divulgação

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]