Fogo Cruzado: Conheça o Aplicativo que monitora a violência na cidade do RJ

O Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa com dados de violência armada nas regiões metropolitanas da cidade do Rio de Janeiro

Fogo Cruzado: Conheça o Aplicativo que monitora a violência na cidade do RJ

A cidade do Rio de Janeiro tem como marca negativa os altos índices de violência no seu cotidiano, e as favelas cariocas são os mais duros reflexos dessa violência. Os atuais mecanismos digitais, como a plataforma Fogo Cruzado, acabam sendo canais para alertar a população em tempo real sobre como está a situação em várias localidades do Rio.

O Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa com dados de violência armada nas regiões metropolitanas da cidade do Rio de Janeiro. O aplicativo foi lançado no dia 5 de julho de 2016, dentro da campanha A violência não faz parte desse jogo, apresentada estrategicamente trinta dias antes das Olimpíadas no Rio. 

Foto: Reprodução

“Eu sou Jornalista, especialista em Segurança Pública e Política de Drogas, então, no fim de 2015 eu estava procurando informações sobre feridos por bala perdida e incidência de tiroteios na cidade do Rio para fazer uma matéria sobre “pacificação”. Eu não encontrei, mas me deparei com uma informação do Jornal Voz das Comunidades que dizia muito: Estamos há 100 dias sem paz no Complexo do Alemão, que tem UPP desde 2012 (…). Isso me deu a ideia de começar a contar os tiroteios – acompanhando via imprensa, boletins da PM e coletivos de informação dos bairros da região metropolitana. Mas percebi que a realidade era bem mais ampla do que eu conseguia mapear”, explica Cecília Olliveira, idealizadora da plataforma.

A plataforma Fogo Cruzado é um banco de dados aliado a um aplicativo de celular. Existem possibilidades de usos diferentes, tanto para as pessoas de dentro das favelas como para quem está de fora. 

Últimos dados anuais do Fogo Cruzado.

Como funciona ?

Além de receber notificações de usuários diretamente via aplicativo, a equipe de gestão de dados do Fogo Cruzado recebe informações diretas de parceiros que atuam in loco. Quando chega a notificação de tiroteio/disparo de arma de fogo, esta informação não é automaticamente publicada no mapa e nas redes sociais. Imediatamente, a equipe de gestão de dados cruza a notificação com scripts e filtros desenvolvidos para agregar informações em redes sociais sobre disparos de arma de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Usuários do aplicativo: pessoas que moram e transitam pela região metropolitana do Rio e querem saber o que acontece à sua volta. Pelo aplicativo, o usuário recebe alertas em tempo real sobre o que acontece em até 4 km de onde esteja, desde que seu GPS esteja ligado. Há ainda a opção de receber todos os alertas da região metropolitana.

Imprensa: o Fogo Cruzado serve de fonte de dados para jornalistas e produtores de notícia de todos os estados e também de outros países. Os números pautam parte do que sai sobre violência armada nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro.

A plataforma Fogo Cruzado atualmente é reconhecida com credibilidade pelas mídias convencionais e usado  como fonte segura de apuração de dados. A projeção para os próximos anos é expandir suas atividades para mais regiões metropolitanas. Tanto no Rio como em Recife (PE), onde também já atua.

Fogo Cruzado nas redes sociais

Baixe o app: Android http://migre.me/w0MBr iOS http://migre.me/w0MDu API: http://bit.ly/2FsxyT0

Instagram: https://bit.ly/2qBJU6K

Telegram: http://t.me/FogoCruzadoapp

Facebook: https://bit.ly/2p3AyQH

Twitter : https://twitter.com/fogocruzadoapp