Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Grupo Pensar

Logo - Grupo Pensar
Logo - Grupo Pensar

Instituição composta por jovens, cineastas, produtores culturais e militantes do movimento social, que atua desde 2009 no Complexo do Alemão- RJ, com atividades socioeducativas e culturais. Atualmente é Ponto de Cultura Carioca com o Curso de Audiovisual Pensar Cine atingindo o Complexo do Alemão e todo o seu entorno.

Receberá em 2015 o Selo de Ações Locais como reconhecimento pela Prefeitura do Rio de Janeiro, das atividades que vem realizando no território através do Ponto de Cultura Pensar Cine. No segundo semestre, dará início à produção da série para TV e Web “Favela Hits”, vencedora do Selo Favela Criativa pela Secretaria de Estado de Cultura.

Entre os anos de 2011 e 2013, desenvolveu três edições do evento de artes integradas “Sarau do Alemão”; exposições fotográficas na Estação Palmeiras do Teleférico do Alemão, na Bienal do Livro 2013 e no SESC de Ramos-RJ; exposição multimídia “Aldeia Global: É Tudo Nosso!” na Rio +20 em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas); e o encontro voltado para troca de saberes entre jovens, chamado “Rede de Encontro”.

Desde 2009 o Grupo Pensar vem promovendo o encontro e a troca de experiências audiovisuais e produção cultural, entre crianças, jovens e adultos, através das oficinas e cursos de audiovisual Pensar Cine. Seguem alguns links de vídeos produzidos durante os cursos e oficinas realizados no Complexo do Alemão e em Cachoeiras de Macacu – RJ:

– “Histórias da Comunidade”, um dos vídeo tema de debate na “Mostra Brasilis” dentro do Cine Tela Brasil, no Complexo do Alemão:

– “Desperdício”, um dos vídeos selecionados para o Festival do Rio 2011 dentro da Mostra Geração:

– “Lixo Nosso de Cada Dia”, um dos vídeos selecionado para o Festival Visões Periféricas 2012:

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]