Higienização de aparelhos eletrônicos evita a contaminação do novo Coronavírus

VOCÊ SABIA QUE O CELULAR E O COMPUTADOR ARMAZENAM UMA GRANDE QUANTIDADE DE MICRO-ORGANISMOS? O uso de celulares, tablets e computadores, e o compartilhamento desses aparelhos entre familiares, tem sido

Higienização de aparelhos eletrônicos evita a contaminação do novo Coronavírus

VOCÊ SABIA QUE O CELULAR E O COMPUTADOR ARMAZENAM UMA GRANDE QUANTIDADE DE MICRO-ORGANISMOS?

O uso de celulares, tablets e computadores, e o compartilhamento desses aparelhos entre familiares, tem sido mais frequente nos diversos lares brasileiros, devido a quarentena. Desta maneira, a preocupação com a higienização é fundamental. Mas, como cuidar da limpeza?

O trabalho de home-office e as aulas onlines foram soluções encontradas para evitar a disseminação do vírus. Além dos cuidados básicos de proteção, é preciso manter os aparelhos eletrônicos limpos corretamente. No entanto, é necessário se atentar durante a limpeza para não danificá-los.

O técnico em suporte e manutenção de informática, Fernando Henrique de Oliveira Lima, 41 anos, morador da Comunidade da Grota, no Complexo do Alemão, é quem faz o alerta quanto a essas precauções. “É muito importante atentar para caso você empreste seu aparelho, e ter o cuidado de mantê-lo higienizado”, lembra Fernando.

A higienização das mãos e aparelhos deve ser uma rotina para se evitar a propagação do vírus e a contaminação das pessoas que fazem uso dos mesmos. O teclado do computador e o mouse, por exemplo, são outros objetos que necessitam de atenção especial, por causa da utilização direta com as mãos, além de ser um local muito fácil para o contágio. “O vírus pode sobreviver em superfícies de plásticos por até 3 dias, em vidro, mais de 5 dias, com isso, nos aparelhos de celulares, tablets e computadores mais de 5 dias”, comenta Amanda Gourlart, Bióloga e Imunologista.

Segundo o profissional em tecnologia Fernando Henrique, os materiais indicados para essa limpeza são: o álcool isopropílico, o álcool 70, detergente e um pano limpo e macio que só deve ser utilizado no máximo duas vezes e descartado após seu uso. Ele pede atenção também para, no momento que for cuidar da limpeza, não esquecer de retirar os aparelhos das tomadas e carregadores, e em relação aos produtos que são a base de água. Pois, podem danificar os componentes eletrônicos e causar curto-circuito, queimar, etc. O mesmo cuidado deve ser mantido com as capas dos celulares. Elas precisam ser retiradas dos aparelhos para serem limpas.

“A importância dos cuidados é manter você e seu próximo a salvo. Porque a pessoa pode ser assintomática, não apresentar sintomas, e pode estar com coronavírus e acabar transmitindo para outra pessoa” comenta Fernando Henrique.

O autocuido nesse momento pode não só salvar sua vida, mas também a de pessoas que você ama.

Deixe comentário