Higienização de aparelhos eletrônicos evita a contaminação do novo Coronavírus

vbbf

VOCÊ SABIA QUE O CELULAR E O COMPUTADOR ARMAZENAM UMA GRANDE QUANTIDADE DE MICRO-ORGANISMOS?

O uso de celulares, tablets e computadores, e o compartilhamento desses aparelhos entre familiares, tem sido mais frequente nos diversos lares brasileiros, devido a quarentena. Desta maneira, a preocupação com a higienização é fundamental. Mas, como cuidar da limpeza?

O trabalho de home-office e as aulas onlines foram soluções encontradas para evitar a disseminação do vírus. Além dos cuidados básicos de proteção, é preciso manter os aparelhos eletrônicos limpos corretamente. No entanto, é necessário se atentar durante a limpeza para não danificá-los.

O técnico em suporte e manutenção de informática, Fernando Henrique de Oliveira Lima, 41 anos, morador da Comunidade da Grota, no Complexo do Alemão, é quem faz o alerta quanto a essas precauções. “É muito importante atentar para caso você empreste seu aparelho, e ter o cuidado de mantê-lo higienizado”, lembra Fernando.

A higienização das mãos e aparelhos deve ser uma rotina para se evitar a propagação do vírus e a contaminação das pessoas que fazem uso dos mesmos. O teclado do computador e o mouse, por exemplo, são outros objetos que necessitam de atenção especial, por causa da utilização direta com as mãos, além de ser um local muito fácil para o contágio. “O vírus pode sobreviver em superfícies de plásticos por até 3 dias, em vidro, mais de 5 dias, com isso, nos aparelhos de celulares, tablets e computadores mais de 5 dias”, comenta Amanda Gourlart, Bióloga e Imunologista.

Segundo o profissional em tecnologia Fernando Henrique, os materiais indicados para essa limpeza são: o álcool isopropílico, o álcool 70, detergente e um pano limpo e macio que só deve ser utilizado no máximo duas vezes e descartado após seu uso. Ele pede atenção também para, no momento que for cuidar da limpeza, não esquecer de retirar os aparelhos das tomadas e carregadores, e em relação aos produtos que são a base de água. Pois, podem danificar os componentes eletrônicos e causar curto-circuito, queimar, etc. O mesmo cuidado deve ser mantido com as capas dos celulares. Elas precisam ser retiradas dos aparelhos para serem limpas.

“A importância dos cuidados é manter você e seu próximo a salvo. Porque a pessoa pode ser assintomática, não apresentar sintomas, e pode estar com coronavírus e acabar transmitindo para outra pessoa” comenta Fernando Henrique.

O autocuido nesse momento pode não só salvar sua vida, mas também a de pessoas que você ama.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]