ID Jovem: Saiba como se cadastrar e aproveitar os benefícios

show__ndice

Viajar nunca foi tão fácil

Chega o ano novo e as metas e desejo a serem cumpridos já são logo estabelecidas. Perder peso, terminar ou começar aquele curso, ou por último, mas não menos importante, fazer aquela viagem dos sonhos. E foi a partir deste último item que o Voz das Comunidades pensou em explicar de forma didática o programa do governo ID Jovem.

O que é?

O ID Jovem é um documento digital emitido pelo Governo que garante a jovens que se encontram em situação de baixa renda e tem entre 15 e 29 anos, passagens gratuitas e meia-entrada em eventos. A partir do benefício é possível usufruir de programas de lazer e cultura como cinemas, shows, teatros, museus, parques jogos de futebol, entre outros.

Contudo, a maior vantagem de adquirir o ID Jovem é garantir a reserva de assentos de ônibus interestaduais com isenção total ou parcial da passagem. Isto é, bateu vontade de conhecer alguma região do Brasil? Em posse do documento digital e da carteira de identidade, vá até a companhia de ônibus responsável pelo itinerário e solicite uma vaga no coletivo, arcando com, no máximo, valor da taxa de embarque.

Como adquirir?

Cabe ressaltar que não é preciso ser estudante para fazer parte do programa, e como dito anteriormente, deve-se ter entre 15 e 29 anos, e também comprovar renda mensal familiar de até dois salários mínimos por meio de contra cheque e carteira de trabalho daqueles que compõem a família. Além disso, é imprescindível ter um comprovante de residência, como uma conta de luz, água ou telefone. Em posse de tais documentos, basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer o Cadastro Único, necessário receber o Número de Identificação Social (NIS).

Àqueles que já fazem parte do Cadastro Único, é preciso somente que compareça ao CRAS e peça para ser incluído no programa. Vale dizer que o Cadastro Único tem de estar atualizado pelo menos nos últimos 24 meses.

Daí então, será necessário aguardar até 45 dias (e não tem o que fazer a não ser aguardar. Então toma um chá, e paciência) para o sistema incluir a o novo usuário no programa. Após isso, basta baixar o aplicativo ID Jovem 2.0, encontrado em todos as lojas virtuais, preencher os dados e ver se o mesmo irá reconhecê-los.

Passado essa etapa, verifique a data de vencimento do documento digital, pois após esta, será necessário ir novamente ao CRAS para preencher os dados. E estando tudo certo, é só usufruir do ID Jovem.

Como usar?

Para fazer o uso do benefício, é preciso solicitar o bilhete de ônibus com ao menos 3 horas de antecedência em relação ao horário de partida do transporte desejado. É importante mencionar que não se pode adquirir a passagem via internet, dado que a compra é feita exclusivamente no guichê da companhia de transporte.

E aí, curtiu? Agora dá para tirar aquela viajem dos sonhos do papel. Já conhecia o benefício? Conta aí sua experiência!

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]