Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Identidade civil, Riocard escolar, Riocard Senior; saiba como tirar esses documentos

Durante o processo de emissão, será necessário agendamento para conferimento e retirada dos documentos
Foto: Divulgação / Detran RJ
Foto: Divulgação / Detran RJ

Andar com os documentos é de extrema importância nos dias atuais, ainda mais que os usamos, literalmente, em nosso cotidiano. Seja uma compra pela internet, uma matrícula em algum curso ou até mesmo a mobilidade dentro da cidade, estamos usando os nossos documentos. Então, na falta de um documento, ou no caso de perda ou roubo, é necessário tirá-los nas instituições públicas – e muitas podem ser feitas de maneira online, sem precisar sair de casa.

Identidade (RG)

A cédula de identidade é o documento mais importante que a pessoa carrega. A identificação consta nome, número de registro, nomes dos pais e, algumas vezes, o número do CPF.

É possível tirar o RG em postos do Detran ou no Poupa Tempo, mediante agendamento que pode ser realizado pelo site ( www.detran.rj.gov.br ) ou pelo telefone 21 3460-4040 ou 21 3460-4041.

CPF

O Cadastro de Pessoa Física é essencial para fazer matrículas em cursos, realizar concursos, abrir contas e solicitar cartões de crédito. O CPF não é mais emitido em formato físico e independente, como era aquele cartão azul. Atualmente, o CPF é emitido diretamente na carteira de identidade. Consultas ou solicitações podem ser realizadas no site da Receita Federal, no endereço ( https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-cpf ).

RioCard Escolar e Sênior

O RioCard é uma das opções de mobilidade dentro do Rio de Janeiro. A praticidade do cartão evita a necessidade de andar com dinheiro vivo, além de agilizar viagens e evitar que o motorista divida a sua atenção entre o trânsito e o troco.

O cartão escolar é voltado para o público que utiliza ônibus para o trajeto casa-escola-casa. Para emití-lo, é necessário estar com matrícula escolar ativa. A documentação necessária para solicitação é o RG, CPF, comprovante de residência (uma conta de luz, água, telefone, etc.) e a declaração escolar atualizada.

Já o RioCard Sênior é voltado para o público da terceira idade. É necessário ter, pelo menos 65 anos completos para realizar a solicitação. Os documentos para emitir o Riocard Senior é o RG, CPF e um comprovante de residência atualizado.

Tanto o Riocard Escolar quanto o Senior podem ser solicitados no site do Riocard (www.cartaoriocard.com.br). Dentro do site, é necessário realizar um cadastro e, posteriormente, um agendamento em uma das unidades da instituição.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]