Iniciaram nesta sexta-feira (18) as matrículas da rede municipal de ensino do Rio

As matrículas estão sendo realizadas de forma on-line e com datas para cada situação

Iniciaram nesta sexta-feira (18) as matrículas da rede municipal de ensino do Rio

Nesta sexta-feira (18) iniciaram as matrículas on-line da rede municipal de ensino da cidade do Rio para o ano letivo de 2021. Mesmo com uma nova suspensão das aulas presenciais, por conta de uma segunda onda do vírus da Covid-19, as matrículas estão mantidas.

Aqueles alunos que já estudam nas unidades escolares do município, inclusive nas creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), e não desejam se transferir, terão a matrícula renovada automaticamente com vaga garantida para o ano letivo de 2021 e não necessitam acessar o site. 

Aos alunos que desejam realizar as transferências internas e já estão matriculados na rede municipal de ensino também poderão fazer através da plataforma on-line. 

Pontos de acesso à internet

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, para quem não conseguir realizar a inscrição serão disponibilizadas ao público 1.542 unidades escolares da rede municipal de ensino com acesso gratuito à internet. E terão funcionários presentes no local para auxiliar no preenchimento do formulário. Esses postos (escolas) estarão abertos para atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O atendimento seguirá os protocolos de prevenção da Covid-19.

Creches e EDI

As inscrições para as crianças na idade de creche, entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, serão realizadas entre os dias 5 e 10 de janeiro de 2021. Nesse mesmo período, será possível fazer transferência para outra unidade da rede municipal das crianças já atendidas nas Creches/EDIs da prefeitura do Rio.

Para fazer a inscrição, os pais e responsáveis precisam acessar o site e clicar em “Faça sua inscrição” e selecionar a origem do candidato: estuda ou estudou em escola/creche/EDI da Rede Municipal ou nunca estudou em uma unidade da prefeitura do Rio. O responsável poderá selecionar no mínimo uma e no máximo cinco opções de unidades escolares de sua preferência.

Caso precise comprovar algum critério classificatório que foi sinalizado no momento da inscrição, é necessário que o responsável compareça a uma das unidades para a qual fez a inscrição no próximo dia útil após a inscrição com os documentos pertinentes à confirmação da prioridade.

Nesse período, o responsável que deseja realizar a transferência de matrícula entre creches deve acessar o site e indicar o bairro no qual deseja a vaga e grupamento pertencente (Berçário ou Maternal). O site o conduzirá para onde, no bairro, há vaga disponível. Assim, a criança ocupa esta vaga escolhida e é liberada a vaga ocupada anteriormente pela criança.

Para as inscrições de transferência não é necessária a comprovação de critérios classificatórios. Ao finalizar o preenchimento da ficha, é preciso imprimir ou anotar o número da inscrição gerado pelo site. Este número servirá para identificar em qual Creche/EDI a vaga foi reservada. A consulta para obtenção da vaga deverá ser feita pelo site Matrícula Rio na data indicada no comprovante da inscrição. O site irá indicar o dia em que o responsável deverá comparecer à Creche ou EDI para confirmar a matrícula.

Pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos

A transferência para outras unidades escolares da rede municipal dos alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos acontecerá entre os dias 8 a 13 de janeiro. Também é preciso acessar o site Matrícula Rio e realizar a mudança de escola, escolhendo a opção que mais atenda. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada no Comprovante de Inscrição.

A transferência de alunos da rede particular ou outros entes federativos para a rede municipal do Rio de Janeiro dos alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos acontecerá entre os dias 19 a 24 de janeiro. Para confirmação da matrícula, o responsável deverá comparecer no início das aulas para entrega da documentação que foi listada no Comprovante de Inscrição.

Todas estas matrículas podem e devem ser feitas pelo site  www.matricula.rio.