Início da Fase 3-B do Plano de Retomada Prefeitura; veja o que abre neste fim de semana

Feiras de artesanato, parques e clubes podem voltar às atividades, com restrições. Áreas de lazer em vias públicas estão permitidas

Início da Fase 3-B do Plano de Retomada Prefeitura; veja o que abre neste fim de semana

Foto: Renato Moura / Voz das Comunidades

O fim de semana chega com novidades para os moradores do Rio com a fase 3-B do Plano de Retomada das atividades econômicas, iniciada nesta sexta-feira (10). É fundamental lembrar que os comerciantes e a população devem cumprir as regras de Ouro da Prefeitura para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. As atividades voltam com restrições e obrigatoriedade do uso de máscara, de higienizar as mãos e sem aglomerações.

Veja o que funcionará na cidade neste sábado e domingo e confira a lista de atividades permitidas na segunda etapa da Fase 3 do Plano de Retomada

Áreas de Lazer em vias públicas – A partir deste domingo (12/07), vias como Av. Atlântica, Av. Vieira Souto, Av. Delfim Moreira, Aterro do Flamengo, Rua Dias da Cruz, Praça da Cruz Vermelha e Praça Edmundo Rego voltarão a ter áreas de lazer em seus formatos e horários habituais, aos domingos e feriados, das 7h às 18h.

Praças e parques – voltam a abrir, exceto o Parque Madureira e a Quinta da Boa Vista (a abertura ao público ainda precisa de ajuste operacional). Segue, para conhecimento, protocolo para atividades esportivas em praias, parques, praças e demais ambientes abertos. 

Clubes – Podem abrir, mas com restrições: jogos de futebol, vôlei, tênis e similares apenas em quadras abertas, as atividades em ambientes fechados continuam proibidas, conforme protocolo. Piscinas proibidas para atividades de lazer, apenas aulas de natação estão autorizadas, mesmo assim, precisam ser individuais e com hora marcada. Escolinhas de futebol e de outras atividades físicas voltadas ao público infantil estão proibidas.

Feiras de Artesanato – Devem seguir seus respectivos locais e dias de funcionamento, porém, com horário reduzido conforme a lista a seguir:

Feirarte I – Praça General Osório: domingos, das 9h às 15h;

Feirarte II – Praça XV de Novembro: quintas e sextas-feiras, das 9h às 15h;

Feirarte III – Praça Sáenz Peña: sextas-feiras, das 10h às 16h, e sábados, das 9h às 15h;

Feirarte V – Praça do Lido: sábados e domingos, das 11h às 17h;

Feirarte VI – Calçadão de Copacabana: sábados e domingos, das 16h às 22h. 

O quantitativo de expositores também deve respeitar as seguintes regras: 

  • A partir de 10 de julho: Um terço da totalidade dos equipamentos; 
  • A partir de 20 de agosto: dois terços da totalidade dos equipamentos; a partir de 10 de setembro: oitenta por cento da totalidade dos equipamentos e a partir de 7 de outubro: cem por cento dos equipamentos. 
  • Ciclismo de competição – A partir do próximo domingo (12/07), a APCC Porto Circuito Marcos Hama voltará a funcionar em seu horário habitual, aos domingos e feriados, das 6 às 8h. Para sua realização, o Túnel Marcelo Alencar e a Av. General Justo em ambos os sentidos voltarão a ser fechados das 5h30 às 8h30, aos domingos e feriados.

Shoppings – Abertos até as 22h (na fase anterior, fechavam às 20 horas)

Loterias – Abertas das 8h às 18h.

Praias – Permanecer na faixa de areia das praias continua proibido, exceto para atividades esportivas individuais e aulas de treinamento funcional. Jogos de futebol, vôlei e similares praticados em grupo não estão liberados. Haverá neste fim de semana a operação especial Blitz da Vida, da Guarda Municipal, nas praias da cidade para conscientizar a população sobre os cuidados para evitar o contágio do novo coronavírus.