Instituto abre edital para fortalecer microprojetos de coletivos de favelas e periferias

Iniciativa do Precisa Ser em parceria com a FarmRio, as inscrições estão em andamento e vão até o dia 7 de março
Projetos sociais receberão incentivos para ações Foto: Divulgação / Alemão em Arte
Projetos sociais receberão incentivos para ações Foto: Divulgação / Alemão em Arte

Iniciativas culturais sempre fizeram e ainda fazem diferenças na vida de jovens nas favelas. Dentro das comunidades do Rio de Janeiro, projetos sociais promovem arte, música, oficinas e, muitas das vezes, distribuições de cestas básicas.

Observando estas iniciativas sociais, o Instituto Precisa Ser, em parceria com a FARM, promove o Edital RE-FARM Cria que premiará coletivos de favelas e periferias, entre os pilares de Criatividade, Equidade, Moda e Educação. O valor de R$500 mil será distribuído só para projetos localizados no Rio de Janeiro. Podem participar jovens entre 16 e 29 anos que integram coletivos ou instituições, além de organizações sem fins lucrativos.

A FARM já auxiliou ações sociais em variados territórios periféricos. Nos últimos anos, os investimentos da iniciativa foram destinados para atividades. A parceria com a plataforma Enjoei, por exemplo, consistia em uma troca de roupas usadas. A FARM também atua em projetos ambientais. O “1000 árvores por dia, todo o dia” chegou a meio milhão de árvores plantadas em 2021. A instituição também é parceira da Rede Asta, que reutiliza tecidos para criação de novas peças para gerar renda para mulheres de todo o Brasil.

Cris dos Prazeres, presidente do Instituto Precisa Ser
Foto: Reprodução

Agora com a nova parceria, a FARM procura auxiliar os coletivos das comunidades. Com isso, a Cris dos Prazeres declarou estar honrada em participar do RE-FARM CRIA. “É um momento de renovação de esperança e inúmeras oportunidades, principalmente para os jovens pretos, pardos e moradores de áreas periféricas”.

As inscrições para o RE-FARM estão em andamento e vão até o dia 7 de março e podem ser feitas neste link (www.prosas.com.br/editais/10165-chamada-re-farm-cria). Em seguida, será necessário acessar o perfil de empreendedor. Ao final do processo, você será redirecionado para o formulário do edital.

Mais informações podem ser obtidas no site da FarmRio ou do Instituto Precisa Ser. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

Imagem: Reprodução

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]