Isenção da taxa de inscrição do Enem pode ser pedida até a próxima sexta (17)

Alunos do sistema de ensino COC fazem simulado do Enem.
Alunos do sistema de ensino COC fazem simulado do Enem.

Muitos brasileiros sonham em ingressar na universidade, prova disso foram os mais de 6 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado. Mas, muitas pessoas não têm condições de pagar para fazer a prova, por isso é possível pedir isenção e não pagar pela taxa, de 85 reais. 

Podem pedir a isenção alunos que completaram o ensino médio esse ano; quem cursou o ensino médio completo na rede pública ou com bolsa de 100% na rede particular e tenha renda igual ou menor a um salário mínimo e meio, por pessoa; ou ainda quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta, dia 17 de abril.

Para solicitar a isenção é preciso acessar a página de participante, no site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos) e apresentar os documentos que comprovam a situação socioeconômica e escolar. Os resultados serão divulgados no dia 24 de abril no site do Inep: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Participantes podem pedir recurso e enviar a documentação necessária entre os dias  27 de abril a 1° de maio, também pela página do participante no site do Inep. Os resultados finais serão publicados dia 7 de maio. É importante lembrar que mesmo que se consiga a isenção na taxa, ainda é necessário se inscrever para realizar a prova do Enem, entre os dias 11 e 22 de maio. 

Além disso, caso já tenha sido pedida a isenção da taxa de inscrição em outra edição do exame sem comparecimento nos dois dias da prova, é preciso justificar a falta até o dia 17 de abril. Para isso, acesse a página de participante e envie os documentos necessários. A relação dos documentos aceitos podem ser encontrados na página do Inep, nesse link http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2019/relacao_de_documentos_justificativa_de_ausencia.pdf.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]