Lei do fim das sacolas plásticas começa a valer a partir da próxima quarta

De acordo com a lei sancionada pelo Governo do Estado, o uso das sacolas plástica será proibida nos supermercados e estabelecimentos comerciais

Lei do fim das sacolas plásticas começa a valer a partir da próxima quarta

Sacolas plásticas ficam fora de circulação 

A lei de autoria do Deputado Estadual Carlos Minc (PSB), está em fase de adaptação e chegará ao fim no próxima quarta-feira, dia 26/06 e segundo as novas regras, as sacolas deverão ser reutilizáveis, na cor verde, e biodegradáveis, na cor cinza. Os comerciantes poderão cobrar uma taxa de no máximo seis centavos por unidade, e deverá ter resistência entre 4 e 10 quilos e em sua composição deve ter pelo menos 51% de material renovável. 

Estima-se que dois bilhões de sacolas plásticas serão retiradas de circulação, que dispostas inadequadamente no meio ambiente levam mais de 100 anos para se decompor, com a nova lei em vigor. Com isso, ajudaria a preservação da natureza, diminuindo o impacto das enchentes e evitando inundações.

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) será o órgão responsável pela fiscalização em toda Cidade.  Em caso de descumprimento da Lei a multa pode variar de R$ 342 a R$ 34,200 reais.

Deixe comentário