Na fila do SUS: websérie mostra luta contra a COVID-19 nas favelas do Rio

Episódios mostram a realidade do Sistema Único de Saúde antes e durante a pandemia. Foto: Reprodução
080fd89f-1fd8-4d34-8a13-e951d14bcb51 (1)

A websérie dirigida por Ellen Francisco, pesquisadora em Saúde Pública, e produzida pela Bombozila, uma plataforma que reúne mais de 500 documentários independentes, mostra a realidade do SUS (Sistema Único de Saúde) em diferentes perspectivas e locais e ainda o atual impacto do novo Coronavírus em populações menos favorecidas. “Inicialmente, o projeto seria um documentário, e em função da pandemia e do conteúdo que já estava em produção, a direção entendeu o momento e modificou o formato, transpondo pra Websérie.”, disse Gabriel Murga, Assessor de Imprensa da websérie e da plataforma Bombozila.

No terceiro episódio, com título “Favela por nós”, a websérie retrata a chegada da COVID-19 nas favelas do Rio de Janeiro, mostrando a realidade da saúde pública. E como disse o roteirista Vitor Ribeiro, dando destaque às iniciativas de solidariedade.

“Nossa intenção foi nesse momento difícil dar mais visibilidade para essas iniciativas e entender que nesse momento de crise é também um momento onde lugares como as favelas se organizam para manifestar e realizar solidariedade com seus moradores, uma vez que se vêem completamente à margem das políticas públicas.”  

“Na fila do SUS” foi produzida por meio de financiamento coletivo, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz e de profissionais de Saúde da linha de frente em todo Brasil. A exibição de todos os episódios é exclusivamente pela plataforma online Bombozila. Confira abaixo os episódios e as datas de lançamentos:

1º Episódio) O povo da rua – São Paulo – 13 de abril – já disponível

2º Episódio) Povos indígenas – Brasília – 20 de abril – já disponível

3º Episódio) Favela Nós por Nós – Rio de Janeiro – 27 de abril – disponível

4º Episódio) Covid-19 –  4 de maio – Brasil – disponível

Sinopse: Na Linha de Frente da saúde não estão políticos, ministros nem empresários. Lá estão os profissionais de saúde pública, defensores do SUS e da vida. A pandemia agrava o estado de exceção e a luta se acirra ainda mais. Esse episódio é também em solidariedade ao 1o de maio, dia histórico da luta da classe trabalhadora. Nos hospitais ou nas ruas, não haverá desmonte sem resistência.

5º Episódio) Sistema Único da Saúde – Brasília – 11 de maio

6º Episódio) Uberização da Vida – Rio de Janeiro – 18 de maio 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]