Nave do Conhecimento da Nova Brasília continua fechada

Após dificuldades financeiras causadas pela falta de repasses da Prefeitura do Rio, as atividades e cursos promovidos no local foram interrompidos

Nave do Conhecimento da Nova Brasília continua fechada

A Nave do Conhecimento fica na Praça do Terço, ao lado do Cine Carioca, na Nova Brasília e chegou na área prometendo um espaço democrático de lazer e tecnologia para os moradores do Complexo do Alemão, com espaço infantil, laboratórios, salas de produção, cinema e galerias.  Após dificuldades financeiras causadas pela falta de repasses da Prefeitura do Rio, as atividades e cursos promovidos no local foram interrompidos, deixando os moradores da região com menos uma opção de conhecimento dentro da favela.

Oficinas, cursos e eventos relacionados à Informática Básica, Economia Criativa, Tecnologias da Informação, Robótica e Programação, Trabalho e Empreendedorismo eram oferecidos na Unidade. O estudante Anderson Caique da Silva, de 13 anos, conta que além de um espaço de aprendizado onde podia usar o computador para fazer os trabalhos escolares, a Nave do Conhecimento também era um ponto de encontro para brincar com os amigos.

Anderson diz que sente falta da Nave para fazer os trabalhos escolares e encontrar os amigos. Fotos: Vilma Ribeiro/ Voz das Comunidades

“Falaram que em abril a Nave estaria aberta, mas até agora nada! Essa faixa foi colocada aí, mas os caras falam, falam e falam que vai abrir e até agora nada! Já fiz curso aqui. Gostava de ficar no computador, que dá pra fazer várias coisas. Também tinha tablet, e no Xbox era onde eu jogava futebol. Tinha outro videogame pra dançar e outro onde a gente jogava vários esportes”, lembra.

A faixa foi amarrada em frente ao portão da Nave, que permanece fechada. “Em breve, reabertura da Nave do Conhecimento. A Prefeitura está em fase final de escolha de Organização Social que irá administrar esse equipamento.” Sem muito entusiasmo, o menino leu o recado da prefeitura e disse que a faixa foi colocada durante o fim de semana.

“Não tenho computador em casa, ai fico pedindo ajuda pra minha mãe, que vê as coisas da escola pelo celular. É chato, né? Antes eu não precisava de ajuda pra fazer o dever de casa”.

SEM INFORMAÇÃO
O site da Nave do Conhecimento não informa que a unidade da Nova Brasília está fechada, fazendo com que o morador desavisado dê uma viagem perdida. De acordo com o atendimento da Prefeitura pelo 1746, ainda não há informações sobre a data de abertura da unidade. Até o fechamento da matéria, a assessoria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação – SMDEI não retornou o contato do Voz das Comunidades.

Deixe comentário