Páscoa, o que significa? Significa a ressurreição de Cristo, mas, será que é comemorada da maneira certa, digo, moralmente certa?

ce91a566ef24b7b5713d54b6771ea44c

Primeiramente é sabido que Jesus repudiava o comércio em frente aos seus locais de pregação, não permitia que os comerciantes se aproveitassem da multidão que o seguia para obter lucro, mas, o que isto tem a ver com a Páscoa? A Páscoa é a ressurreição de Cristo, e é justamente nesta data que o mundo imerge numa das maiores explosões comerciais do mercado dos chocolates, talvez uma ironia, mas de qualquer forma, os comerciantes estão lucrando bem debaixo do nariz de Jesus, da maneira que ele não permitia, e seus produtos  chegam na grande maioria das casas cristãs neste dia.

O que significa o coelho? Já pararam para pensar na estranha relação entre a ressurreição de Jesus, coelho, ovo, chocolate. Parecem elementos desconexos e de fato são. Sabe-se que a Páscoa recebeu diversas influências de seitas pagãs, e o coelho é um elemento retirado destas, e que significa fertilidade ou vida. A igreja o incorporou simbolicamente na comemoração da Páscoa para facilitar a assimilação desta pelos pagãos, simplificando desta forma o processo de conversão destes. Já o ovo possui um significado similar ao do coelho, também denota vida, e sua composição, o chocolate, remonta aos povos indígenas pré-colombianos, principalmente os Astecas.

A verdadeira razão para incorporar o chocolate à Páscoa foi o lucro, e o fato deste sabor doce e tão adorado por alguns tornar a ocasião do evento mais prazerosa, popularizando desta forma o cristianismo pelo mundo, por meio do comércio. Mas, será que este fato condiz com os verdadeiros preceitos morais do cristianismo? Certamente não. E é fato que mais se lembra na Páscoa dos ovos de chocolate e de seus brindes que do real significado desta. Mas, não se preocupe, você não comete nenhum pecado se só se importa com os ovos. Contudo, é imprescindível que se saiba mais sobre este dia tão importante, sobre o seu real significado, talvez você descubra que a sua mensagem seja melhor que o principal produto comercializado nesta data.

Mas, talvez você pense, que mal faz dar chocolate a crianças? Não estou fazendo um agrado, trazendo felicidade? Penso que não se pode se contentar com isto, pois muitos agrados podem trazer a desatenção e neste caso a ignorância também. O prazer da chegada de uma data as vezes se torna tão chamativo e desejado que toma lugar em importância frente a realidade do significado desta. E então, quando mal percebemos, estamos fazendo exatamente o oposto do que se prega nesta, só para dar chocolate a crianças, fazer um agrado, trazer felicidade, mas não a sabedoria de uma incrível mensagem, a ressurreição de Jesus. Amém.


Sobre o autor:

11226059_919199861489935_9194135250296814813_nMe chamo João Pedro Dornelles Claret, tenho 21 anos e sou estudante de Direito da Universidade Federal do Tocantins, fundador da Web-page Brasil Intelecto que reúne um grupo de jovens de destaque no intuito de difundir conhecimento e cultura. Além de músico, também sou poeta com minha obra ¨Etapas do Viver¨ prestes a ser publicada.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]