Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Praça do Tropicalismo volta com novo layout assinado por Luis Stein e show dos PARALAMAS DO SUCESSO!

No dia 6 de junho, quarta-feira, às 20h, a Comunidade de Vigário Geral vai receber de volta a Praça Tropicalismo, que será reinaugurada com show dos Paralamas do Sucesso. O patrocínio da Petrobras ao projeto Arte na Praça previu desde a sua inauguração, no dia 26 de maio de 2010, a realização de consecutivos eventos, a fim de democratizar o acesso às manifestações culturais, além de criar um espaço para conhecimento artístico e celebração do convívio na comunidade.

Paralamas do Sucesso
Paralamas do Sucesso

A reformulação da Praça traz nas cores beleza e dinamismo, num layout de Luiz Stein. A nova versão do espaço possui um telhado retrátil, que permite dois ambientes, um deles ao céu aberto. O Grupo Cultural AfroReggae (GCAR) surgiu em 1993, com o intuito de oferecer uma formação cultural e artística para jovens moradores de favelas, de modo que eles tivessem meios de construir suas cidadanias. Foi com este o propósito que foi idealizada a Praça – palco de diversas manifestações culturais. A inauguração é a reabertura de uma série de variadas produções artísticas, como o Flupp – Festival Literário Internacional das UPPs com Elisa Lucinda, as Férias na Praça; com oficinas de Circo, Passinho, e Capoeira, o Baile Charme, o Dia dos Pais na Praça, a Sessão de Cinema aberta com o filme” O Palhaço”, curada pelo  cineasta carioca Cavi Borges, dentre outras confirmados para este ano.

A favela faz parte do cenário e da crônica do Rio de Janeiro. Muitas vezes a abordagem associa os temas criminalidade, tráfico de drogas, violência policial e alta taxa de mortalidade entre jovens. Mas, pelo ângulo contrário, pode-se ver solidariedade de vida comunitária e importantes produções artísticas e culturais. Inúmeros grupos de música, teatro, dança e expressão corporal têm sido implantados em comunidades populares e vêm se desenvolvendo. O AfroReggae se destaca neste cenário e busca priorizar a igualdade de oportunidades.

O show dos Paralamas levará à frente do Centro Cultural Waly Salomão em Vigário Geral, a apresentação do CD e DVD “Multishow Ao Vivo Paralamas Brasil Afora”. Gravado em 14 de dezembro passado, durante apresentação no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro, o DVD retrata a maturidade dos Paralamas como músicos e a pertinência de suas canções para a produção musical brasileira contemporânea. No show, clássicos da banda brasiliense se misturam a faixas do recente “Brasil Afora” (2009) – álbum que originou a extensa turnê, com até oito concertos por mês. Trata-se de um registro essencial da carreira do trio, com rica visualidade, som luxuoso e desempenho marcante.

SERVIÇO:

LOCAL: PRAÇA TROPICALISMO, em frente ao Centro Cultural Waly Salomão – Rua Santo Antônio, nº 11 – Vigário Geral –RIO DE JANEIRO (RJ)

DIA: 06 de junho

HORA: 20h

ENTRADA: GRATUITA

CENSURA LIVRE (crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis)

Obs.: não existe estacionamento no local.

COMO CHEGAR:

ÔNIBUS – partindo do Centro

Linha 342 sentido Jardim América ou sentido Caxias.

Atrás da Central – Carioca Limusine (sentido normal)

Em frente à Central – Sentido Jardim Leal (via Caxias) – saltar na Rua Bulhões Marcial na altura do nº 800, Posto Esso – em frente à passarela verde que dá acesso ao Parque Proletário – Rua Santo Antônio, nº 11, CCWS.

TREM – Ramais Saracuruna ou Gramacho descer na Estação de Vigário Geral.

METRÔ – até estação de Vicente Carvalho – ponto final de vans no Shopping Carioca sentido Jardim América ou Caxias.

Confira o eflyer do evento:

Fonte: Afroreggae

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]