Projeto abre inscrições para curso voltado para produtores culturais de favela

15826203_1272995932743721_3736604637720462711_n

O projeto Entre o Céu e a Favela abriu inscrições em um curso gratuito voltado para produtores culturais de favelas, até o dia 15 de julho. Chamado de Produção de Guerrilha, o curso terá duração de quatro meses e aulas acontecerão duas vezes por semana, no Espaço Colaborativo Epicentral, no Morro da Providência. Como projeto final, os alunos farão uma produção, fruto do que foi aprendido durante o período das aulas.

Com o intuito de apresentar as experiências dos produtores culturais de periferia, as aulas visam transformar as práticas em aprendizado, onde os saberes desses produtores serão repassados para as turmas. Uma das criadoras do projeto, Cintia Sant’Anna, disse que a ideia surgiu a partir do dia em que duas oficinas que foram realizadas no início do ano, em comemoração ao aniversário de um ano do portal do projeto.

Fizemos um dia de duas oficinas, mídias sociais e projetos. Foi um sucesso e tivemos muita procura da galera de fora como a  Baixada, Maré, Caxias, Santa Cruz e , por isso, eu vim pensando em fazer esse curso. Acreditamos que dentro da favela tem um jeito muito peculiar de se produzir, até pelo território, e nós fazemos isso muito bem”. Explica a jovem.

Cintia diz que, para realizar o curso, se juntou com o criador da Cia de contação de historias  “Ih Contei”, Pedro Leandro. A cia já participou de eventos como a Bienal do Livro e a Virada Sustentável.  Já Cíntia traz no currículo a realização de eventos diversos como o Sarau Soul e Festival Funk Favela. A jovem relata que as experiências como atriz e produtora cultural a fizeram ter bagagem para repassar conhecimentos para os alunos. Hoje, a produtora é também a criadora de uma associação cultural, a Colombina Realizações.

Faremos esse curso porque acreditamos na metodologia direcionada para produtores de favela e periféricos. Vamos trazer alguns parceiros para falar de assuntos necessários para produção cultural de guerrilha que fazemos em nossos territórios”- Completa a produtora.  

Para as inscrições, os interessados devem preencher o formulário no site. O curso acontecerá no Espaço Colaborativo Epicentral que fica na Ladeira do Faria, número 88, Morro da Providência. O resultado será postado na página do facebook do projeto, no dia 25 de julho.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]