Projeto Spectaculu homenageia Mestres do Samba em série no YouTube

Mestres do Samba é lançado em um momento difícil para a população idosa do Brasil, frente o isolamento social e os desafios impostos pelo novo coronavírus
spectaculu-mestres-do-samba-1

O projeto Spectaculu, escola de arte e tecnologia em parceria com o YouTube Space Rio e o Conexão Social Produções, apresenta a série Mestres do Samba, produzida por 60 jovens das periferias do Rio, que contará com grandes bambas como Nelson Sargento e Tia Surica. Os primeiros episódios já estão disponíveis no canal da Spectaculu no YouTube.

A série musical de 13 episódios, estrelada por Nelson Sargento e bambas da velha guarda do samba carioca, tem o intuito de mostrar um trabalho de valorização da memória, da arte popular e da negritude. Com episódios recheados de depoimentos e apresentações musicais, Mestres do Samba promove um verdadeiro intercâmbio de gerações para contar, de uma forma mais atual, na linguagem dos jovens, as histórias de personagens do samba carioca: Tia Surica, Rubem Confete, Vilma Nascimento, Francineth Germano, Tiãozinho da Mocidade, Zé Luiz do Império, grupo Razões Africanas e Tantinho da Mangueira – falecido recentemente.

O projeto artístico é fruto da parceria das organizações para oferecer a jovens das periferias uma formação especial, com os três pilares do Space (aprendizado, conexão e criação), e possui três meses de duração. No Cais do Porto do Rio há 20 anos, a Spectaculu vem oferecendo formação profissional para jovens de baixa renda nas áreas técnicas de espetáculos e da indústria criativa. Dois mil alunos já foram formados pela escola. 

O projeto ‘Spectaculu – Mestres do Samba’ ajuda o jovem a valorizar a cultura do samba, que é uma das manifestações artísticas mais importantes do Brasil e tem origem nas mesmas periferias onde esses alunos vivem. Através dessa parceria com o YouTube Space Rio, a gente conseguiu fazer com que os jovens profissionais da Spectaculu produzissem documentários sobre esses mestres fundamentais do samba, que já estão nos seus 80, 90 anos de idade e que nunca tiveram a sua obra e a sua história de vida documentada na plataforma. Esse trabalho é de uma grande importância para as comunidades onde eles, jovens e grandes mestres, vivem lado a lado”, diz Gringo Cardia de 63 anos, diretor da Escola Spectaculu e da série “Mestres do Samba”.

Com direção de Gringo Cardia, Spectaculu – Mestres do Samba tem parceria da Conexão Social Produções. A produtora é a idealizadora do projeto Griôs da Cultura Brasileira, que desenvolve oficinas sobre a vivência ancestral da cultura afro-carioca. Todo o material foi produzido pelos alunos das turmas Spectaculu-YouTube Space Rio de 2019, com ajuda de instrutores e coordenadores da escola, além dos profissionais da produtora audiovisual Tocaia Filmes/Omni Laboratório Criativo, outra parceira da iniciativa.

Confira a série:

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]