Projeto Vidançar

Logo - Projeto Vidançar

A Proposta do Projeto VIDANÇAR é proporcionar a crianças e jovens da Comunidade do Complexo do Alemão, que se encontram à margem da sociedade, um novo amanhã. Convivendo com as crianças, notamos a necessidade de expandir atividades educativas e culturais através da dança, que tem o poder de trabalhar a autoestima, funciona como um elemento de inclusão social e resgate da cidadania, afastando essas crianças de caminhos autodestrutivos como as drogas, a ociosidade e a violência.

O projeto teve início em 2009, após campanhas solidárias de Natal e Dia das Crianças feitas por amigos, onde as crianças amparadas se reuniam e, por iniciativa própria, realizavam uma apresentação de dança, com coreografia e música improvisadas para fugirem da situação de risco a qual se encontravam.

Em dezembro de 2013, o projeto recebeu a visita do Programa CQC da Band, onde foi realizada uma matéria sobre o Complexo do Alemão e nosso Projeto ganhou destaque e o apoio do ator Fabio Porchat que hoje arca com o valor da locação do Espaço VidArte e com a execução do projeto.

Link da matéria no Programa CQC da Band: https://www.youtube.com/watch?v=luIPHDNP-x4
No ano de 2013 notamos a necessidade de incentivar o crescimento artístico dos alunos do projeto preparando-os para a prova na Escola de Dança Profissional do Theatro Municipal, conseguindo inserir dois alunos na renomada escola.

Em 2014 com o crescimento e desenvolvimento dos alunos, notamos a necessidade de abraçarmos o viés cultural e desenvolver atividades e oficinas para adultos, desenvolvendo um polo de dança no estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, além do balé clássico, temos oficinas de dança do ventre, hip hop, street dance, jazz e outras modalidades para atender o público infantil, juvenil e adulto no desenvolvimento da arte da dança.

Nossa meta para o ano de 2015 é aumentarmos o escopo de atendimento, implementando oficinas de diversos estilos musicais e diversas faixas etárias. Na atual fase de transformação devido a intervenção do Estado na Comunidade do Complexo do Alemão, este é o momento mais propício para refletirmos criticamente sobre a função e o papel da dança, aliada ao ensino artístico e cultural como forma de incentivo ao conhecimento da arte.

Aprender, brincar com seu corpo e criar são ações que fundamentam objetivos de projetos sociais que tem a linguagem da dança como ferramenta.

Trabalhamos a participação de pais ou responsáveis no auxílio à educação e atenção ao desenvolvimento educacional escolar, exigindo de cada participante do projeto que estiver matriculado, assiduidade e rendimento escolar, e de cada responsável a presença em reuniões e encontros pautados no desenvolvimento das crianças, reforçando a ideia de que a criança necessita ser tratada como criança e ter a possibilidade de brincar, aprender e vivenciar a infância.

Contato:  (21) 98739-4551 e [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Projeto-Vidançar/652356821457044

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]