Questionário digital é criado para levantar os casos de subnotificação da COVID-19 no Rio

Foto: Thiago Lima / Frente CDD O questionário tem o objetivo de levantar os casos de subnotificação da COVID-19 no Estado do Rio de Janeiro. É uma forma de conter

Questionário digital é criado para levantar os casos de subnotificação da COVID-19 no Rio

Foto: Thiago Lima / Frente CDD

O questionário tem o objetivo de levantar os casos de subnotificação da COVID-19 no Estado do Rio de Janeiro. É uma forma de conter o avanço da doença, salvar vidas e ajudar cientistas e profissionais da saúde a saberem mais sobre os casos que ainda não foram registrados.

Quando se há mais casos da doença do que as estatísticas oficiais registram, o problema parece menor do que realmente é. Quando os sintomas da doença se manifestam nestes doentes que estavam “invisíveis”, pode haver mais gente para tratar do que o sistema de saúde consegue receber. Por isso, a importância de se identificar esses casos.

O questionário é gratuito e simples. Com o seu celular você consegue responder rapidamente. É só clicar aqui, colocar seu CPF (só pode haver um formulário por pessoa), CEP da sua localidade e eles serão ligados aos sintomas que você declarar. Assim, cientistas podem encontrar soluções sob medida para cada região. O questionário digital é totalmente seguro e dados pessoais não serão revelados.

A Comissão RJ Ciência no Combate à COVID-19” (ComRJCOVID), coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), juntamente com Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ), terá informações importantes através da aplicação desse questionário digital. Na elaboração e aplicação do questionário, além da SECTI e FAPERJ, estarão trabalhando juntos a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Deixe comentário