Renascido na Selva dos Santos…

IMG_1123

Devo escrever um artigo hoje, não tenho tempo, não tenho idéias, não tenho inspiração, fico sem ação, reflito, escrever ou não escrever? Eis a questão… Olá, me chamo João Pedro Claret, não sou doutor, não sou senhor, não sou politicamente correto, não sou discreto e sou uma bolsa de defeitos… Viver não é fácil, sabe? Você deve saber mais do que eu, eu nunca pus o pé em uma comunidade e mesmo assim escrevo para você, minha voz provavelmente não é a sua, nem a sua a minha, mas é por isso que nossos ouvidos se precisam, por que somos de mundos diferentes…

Mas, aqui vai um segredo, eu não tenho voz, você não tem voz, apenas poucos possuem voz, como podemos nos escutar? Só se for em uma mesa de bar que um destino improvável nos reservar, caso contrário, olá, eu nunca conhecerei você… Moro em Tocantins, na capital, Palmas, minha terra não tem palmeiras onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam são galinhas caipiras nos quintais das casas arredias… Mas, do que eu estava falando mesmo? De voz…

Conversei com um mestre no assunto, um professor, para ser mais específico, Rene Silva dos Santos, não me lembro especificamente dos seus ensinamentos, mas gosto de brincar com seu nome… Curioso que Rene e Renato, nome de seu irmão, são equivalentes, porém em idiomas distintos. Rene e Renato possuem o mesmo significado, renascido, ressuscitado… Silva por sua vez vem do latim e significa selva e, por fim, Santos é bem simples de se entender… Renascido na selva dos santos, um significado bem forte para um nome…

Onde fica a selva dos santos, no morro do Alemão? Será? O que seus moradores possuem de santo? O que este lugar possui de selva? Trago da bíblia aquilo que um “renato” do terceiro dia, Jesus, ditou: Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mt. 5.3). “Pobres de espírito” é uma expressão designada para atribuir humildade… Os moradores do “Alemão” são humildes? Certamente a grande maioria sim, mas são santos? A bíblia não é literal, o significado do nome de Rene também não… Quanto ao aspecto da selva, a relevância que a mídia dá ao interior de uma mata qualquer é infelizmente equivalente à dada por ela ao interior de uma favela.

Rene é “renascido” apenas no nome? Ninguém que nasce da primeira vez faz o que este jovem fez pelos santos da selva…

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]