Rio+Social apoia Caminhada da Paz em Manguinhos

cartaz_caminhada_leopoldo_a3_v2

Associações de moradores instituições locais e programas governamentais que atuam na área de Manguinhos vão ocupar, no domingo, dia 23 de agosto, a Avenida Leopoldo Bulhões, principal via de circulação do Complexo de Manguinhos. Rotulada como “Faixa de Gaza”, devido aos antigos conflitos armados ali existentes, no próximo domingo a rua contará com prestação de serviços e shows. O Rio+Social tem apoiado a iniciativa, articulando a participação de secretarias do município e órgãos públicos. Além disto, tem mobilizado grupos culturais locais e moradores para participação no evento.

A Caminhada da Paz partiu da iniciativa de alguns líderes comunitários que pretendem promover a cultura de paz no Complexo de Manguinhos, através de um evento cultural. Não existe uma única instituição ou coletivo que esteja à frente, mas sim uma governança compartilhada, a partir das lideranças comunitárias do Complexo de Manguinhos.

 Criado por decreto em 1981, o bairro de Manguinhos fica na Zona Norte da cidade e é composto por 13 comunidades. Dentro desta área está o território Complexo de Manguinhos, que concentra sete comunidades. Segundo o Censo 2010, a área ocupada de Manguinhos possui mais de 35 mil habitantes em cerca de 535 mil metros quadrados. A região abriga ainda a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Refinaria de Manguinhos. Em 2012, a região foi ocupada pelas forças de pacificação e em novembro do mesmo ano recebeu a equipe do Rio+Social.

Participam da Caminhada, num esforço inédito de integração entre diferentes grupos, as associações de moradores, variadas instituições locais, a rede de serviços públicos, programas governamentais que atuam no território, o Conselho Comunitário de Manguinhos, o Fórum Social de Manguinhos e a Organização Mulheres de Atitude.

Quem participar do evento poderá aproveitar os serviços do DETRAN, Internet Itinerante (com a elaboração e impressão de currículos, agendamento para RG, CNH, Emissão de Carteira de Trabalho, Auxílio Desemprego e cadastramento no Minha Casa Minha Vida), serviços de atendimento a Mulher, atividades lúdicas para as crianças, atendimentos aos jovens, orientações com o Sebrae e muito mais, além de shows de pagode, samba, funk e hip-hop. O evento começa às 9h e o ponto de encontro fica na altura do número da Estação de Trem de Manguinhos.

Serviço:

Caminhada da Paz em Manguinhos

Dia 23 de agosto de 2015 (domingo), a partir das 9h

Rua Leopoldo Bulhões em frente à Estação de Trem de Manguinhos

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]