Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Roda Cultural muda o dia-a-dia de praça em São João de Meriti

Ocupação realizada semanalmente comemora seu primeiro ano com festa gratuita
Os organizadores Bruno 'Shark' e DJ Saquarema comemoram um ano da Roda Cultural da Praça do Skate. Foto: LastNite.
Os organizadores Bruno 'Shark' e DJ Saquarema comemoram um ano da Roda Cultural da Praça do Skate. Foto: LastNite.

Toda terça-feira a Praça do Skate de São João de Meriti é o ponto de encontro de centenas de jovens, motivados por batalhas “sangrentas” de rima e shows de artistas da cena rap carioca. Para comemorar seu primeiro ano de vida, a Roda Cultural da Praça do Skate (RCPS) vai realizar uma festa de rua ´no dia 10 de abril (domingo), a partir das 13h.

Localizada a apenas 500 metros do Metrô Pavuna, a Praça do Skate é um ponto importante na convergência entre a juventude da Baixada Fluminense e da capital carioca. O reflexo disso é a composição do público, que vem de lugares como Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Penha, Madureira e outros locais. “Tem gente que vem de longe, principalmente quando tem Batalha do Conhecimento no Centro”, explica Bruno ‘Shark’, um dos organizadores da RCPS.

Além de idealizar a RCPS, Shark também assina a música ‘Vem pra Baixada’, utilizada como trilha do programa homônimo transmitido no Cine Brasil TV, produzido por um coletivo cultural também de São João de Meriti. Além disso, a RCPS auxiliou outras ocupações na cidade, como o Verão de Lisbela e a festa Dope – ambas com edições recentes na Praça do Skate.

Acontecendo desde maio de 2015, a Roda Cultural influenciou diretamente na dinâmica da Praça do Skate. “Tivemos apoio da vizinhança para taparmos buracos na pista de skate e a praça passou a ter um policiamento reforçado, já que mais gente passou a frequentar. Com isso o tráfico de drogas acabou e agora a área significa algo muito maior pra galera jovem que se encontra na pista de skate”, explica Shark.

“A gente conta com a ajuda voluntária da Glorinha pra mantermos a praça limpa nos dias da Roda e mesmo montando um bar do evento, temos uma relação muito boa com os bares ao redor”, conclui, enquanto explica a forma que o coletivo encontrou para sustentar as edições, que não têm grandes patrocínios – apenas apoio de empresas locais.

O evento promove a prática de esportes aliada à música. Foto: LastNite.
O evento promove a prática de esportes aliada à música. Foto: LastNite.

Nesta edição especial do dia 10, a festa traz nomes bem conhecidos do público do rap, como Ramonzin, Sant, Marcão Baixada, Ghetto ZN e Peso Lunar.

Ramonzin participou das lendárias batalhas de mc´s dos anos 90 na Lapa, atando ativamente desde o início das disputas na Batalha do Real. Além de Mc, também é trompetista e também beatmaker – produzindo as batidas para músicas.

Marcão Baixada é um dos grandes nomes da nova safra do rap carioca e já coleciona o título de campeão mundial de hip hop, além do Prêmio Baixada na categoria música. Sua versatilidade como artista vai desde a produção da música tema de um festival de teatro à apresentação da batalha de rap da Casa Fenomenal da Nike durante a Copa do Mundo.

Responsabilidade social

O coletivo RCPS vai aproveitar a festa para recolher doações para asilos e abrigos, em parceria com a UPA (Unidos Pelo Amor) – um grupo voluntário de amigos que se organizou para arrecadar doações como fraldas geriátricas, roupas para idosos, produtos de higiene pessoal, brinquedos e outros itens.

SERVIÇO
Festa RCPS 1 ano
10/04, 13h
Praça do Skate
Rua São João Batista, S/n°
Centro – São João de Meriti

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]