Saída do Reino Unido da União Europeia, o que é isso e o que muda na nossa vida?

uniaoeuropeiavozartigo

Já tem uns dias que a gente ouve esse zumzumzum, mas afinal, o que isso tudo quer dizer?

Vamos por partes.

O que é União Europeia?

Segundo o Wikipedia, a União Europeia (UE) é uma união econômica e política de 28 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa, como Alemanha, Áustria e Bélgica. Isso quer dizer que esse acordo econômico facilita a relação de mercado entre esses países, tipo vender mais barato, ter menos imposto, etc e tal. O Reino Unido que é composto por, além da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. Eles decidiram, por meio de plebiscito, onde os cidadãos votam para escolher, a sair desse bloco.

Reino Unido saiu do bloco. E agora?

Como isso nunca tinha acontecido antes, ninguém sabe muito bem o que vai rolar.

Mas o documento para entrar no Reino Unido deve mudar e os contratos e acordos comerciais também.

Ouvi um nome chamado “Brexit”. O que é isso?

É uma expressão que mistura as palavras “Britain” (“bretanha”) e “exit” (“saída”). Foi usada para identificar quem estava a favor da saída do Reino Unido.

Qual o interesse por trás da saída do Reino Unido?

Todos os Bolsonaros de lá da gringa apoiaram a saída do Reino Unido do bloco. Dentre outras medidas que se preocupa mais com o lucro do que com o ser humano, o país deve adotar uma seletividade maior para receber imigrantes e refugiados e uma política econômica mais independente, egoísta.

E o Brasil com isso?

A instabilidade econômica que a mudança irá gerar pode afetar a economia não só do Brasil, mas como de todos os países do mundo. Quem mora ou quer ir morar lá é que deve sentir mais. Vistos, tanto de trabalho como de estudo, devem ter alterações. Saiba mais aqui. Tudo ainda está muito incerto e para a saída se consolidar deve demorar cerca de 2 anos, mas é bom a gente ficar ligado desde já.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]