SMS celebra Dia da Água com atividades na Praça do Centenário

(Crédito: Ilustração)
(Crédito: Ilustração)
(Crédito: Ilustração)
(Crédito: Ilustração)

Assessoria

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza no próximo domingo (22), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, ações lúdicas e interativas com a comunidade na Praça do Centenário. A programação, realizada em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), dentro do Projeto “Lazer na Praça”, das 8h às 14h, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a vida do planeta e a necessidade do uso racional dela, que se mostra cada vez mais escasso em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

“A partir da ação deste domingo passaremos a trabalhar também com as escolas da rede pública, enfatizando, com palestras, distribuição de material informativo e passeios, o controle sobre a utilização da água potável que ainda está disponível ao consumo humano”, afirma o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Alex Tenório.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92), realizada no Rio de Janeiro, sendo comemorado anualmente no dia 22 de março como forma de concentrar a atenção sobre a importância da água doce e defender o manejo sustentável do produto.

A cada ano, a data destaca um aspecto específico da água potável. Para 2015, a ONU definiu como tema das comemorações “Água e Desenvolvimento Sustentável”, que tem a intenção de estimular a elaboração e divulgação de medidas práticas para a utilização conjunta e consciente da água potável.

“De acordo com a ONU, embora haja água doce suficiente para todos, os recursos são distribuídos de forma desigual. Em muitas regiões do planeta, a água é cada vez mais escassa devido a fatores como crescimento populacional, urbanização, poluição, desenvolvimento econômico e mudanças climáticas”, explica Alex.

Dados

O Brasil é considerado o maior reservatório de água no mundo, por possuir 12% da água doce superficial do mundo e 70% da água disponível para uso estão localizados na Região Amazônica. Um exemplo é a bacia do Rio Amazonas, que é a mais extensa rede hidrográfica do planeta e partilha seus recursos, desde 1978, com países como Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e Guiana. Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo país, para atender a 93% da população.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]