Sou tão legal! Por alguns minutos… Whatsapp: A ferramenta do autoconhecimento

logo-promo

Nele eu posso fingir ter expressões que não tenho, rir quando não rio, ser quem não sou… Simpático como eu gostaria de ser, expressivo ou engraçado como eu gostaria de ser. Aliás, nele eu posso conhecer pessoas que também parecem ser mais legais do que eu, que riem tão facilmente e me fazem rir tão facilmente. É neste portal virtual tão repleto de propagandas enganosas sobre aparências físicas e sentimentos que eu me sinto melhor, afinal, meu verdadeiro eu esta bem escondido, atrás da tela de um whatsapp…

Ah! Como a vida ficou fácil, é tão bom ser quem não sou. Ser ilusoriamente popular é um dos super poderes que o whatsapp nos dá. Nos dá também o superpoder de resolver problemas de relacionamento instantaneamente sem sentir peso na consciência. O whatsapp nos permite dar bom dia aos nossos pais sem precisarmos abrir a porta do quarto para dizer isto num domingo de manhã. Quanta coisa o whatsapp facilita em nossa vida… Ficou tão fácil expressar sentimento com isso, quer dizer, maquiar sentimento com isto. Ficou tão difícil fazer amigos de verdade…

Ficou tão fácil também ser o centro das atenções, ser notado, basta fazer um grupo, falar besteiras, mandar imagens engraçadas, e logo você será gostado, por alguns minutos… Será que se constroem memórias neste portal? Será que nele se constroem amizades verdadeiras? Talvez, mas imagine o quão raras sejam estas ocasiões. Faça a seguinte pergunta a si mesmo, como seria minha vida se eu me interagisse com os outros da mesma maneira que eu me interajo no whatsapp? Quer dizer, se você conseguisse expressar todas aquelas feições com a mesma facilidade de um ¨click¨ ou rir com a espontaneidade e intensidade que tecla o ¨K¨… Sua vida seria melhor, não seria? Sua vida seria um verdadeiro sucesso, até por que diante das pessoas reais, elas se sentiriam inibidas diante de sua tamanha facilidade em se relacionar, facilidade esta apenas possível se você tivesse a coragem que você tem para se relacionar com os outros em um grupo de whatsapp…

Por que é tão fácil ser legal num portal virtual e tão difícil na vida real? Por que em um dos ambientes é mais fácil ter coragem, ser desinibido. O que quero dizer é, não há problema nenhum em ser o personagem do whatsapp… O problema só se intensifica à medida que a disparidade entre seu eu real e seu eu virtual aumenta, se ela for muito grande, sinal de que você é uma pessoa muito insatisfeita consigo mesmo, caso contrário, você é uma pessoa em equilíbrio… Passe a observar melhor o whatsapp, ele é uma ótima ferramenta não só para conversas e trabalho, mas também para auto conhecimento.

AUTOR:

Joao_Pedro_colunistafixo

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]