Taça das Favelas: saiba mais sobre o campeonato que agita as comunidades

image006 (1)

Em sua oitava edição, torneio tem pela primeira vez uma etapa em São Paulo

O maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, Taça das Favelas, que surgiu em 2012 e está em sua oitava edição, tem muitos motivos para comemorar: O torneio que abriga sonhos de tantos jovens de comunidades, conseguiu esse ano sua expansão para São Paulo.

O campeonato vai de março à junho, teve seu início no dia 16 e a final será no dia 22 de junho, mas quem pensa que a competição só começou no último mês, está enganado. Desde janeiro teve início a preparação da competição, que conta com o lançamento do projeto, as inscrições dos times, e tantas outras atividades que envolvem o esporte. Além da realização e organização da competição, a CUFA (Central Única das Favelas), tem como preocupação a conscientização sobre educação, cultura e cidadania através do esporte.

Muito respeitado em todo eixo do futebol, o torneio Taça das Favelas é também um celeiro de novos craques. O atacante Matheus Alessandro, que pertence ao Fluminense e atualmente está no Fortaleza, chamou a atenção de empresários quando disputava o torneio em 2012, pelo time da comunidade da Vila Vintém.

Com um total de 104 times entre, o torneio conta com 84 favelas no masculino e 24 no feminino, divididos em grupos para a disputa da competição que tem em média sete jogos por dia. No Rio de Janeiro, os jogos acontecem no Campo de Realengo, e movimenta os moradores das comunidades para torcerem por seus craques.  

Atual campeão do torneio, o time da Caixa D’ Água, que está no grupo 21 e é visto como um dos favoritos na competição, iniciou a competição com derrota ao ser surpreendido pela equipe do Pedreira Vassouras e perder o jogo por 2×1, no último final de semana de março.

Confira abaixo os próximos jogos da competição:

Screenshot_160.jpg
Screenshot_161.jpg
Taça das Favelas em São Paulo: 
Como a competição tem pela primeira vez  uma etapa em São Paulo, essa visibilidade ajudou na chegada de novos patrocinadores, além também de trazer ainda grandes nomes do futebol como embaixadores. Cafu, o capitão do pentacampeonato mundial de futebol, e a ex-jogadora de basquete e medalhista olímpica Marta Sobral, foram anunciados como rostos do torneio. Outro nome divulgado pela organização foi o do rapper Dexter, que também é embaixador da Taça das Favelas em São Paulo e conta com 32 times no masculino e 16 no feminino.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]