Vacinação contra o Sarampo: tudo que você precisa saber!

Além dos pontos fixos, os postos de saúde também estão aplicando a vacina contra o sarampo
irineu-junior-2-2-700x396

A campanha de vacinação contra o Sarampo teve início no último dia 09 de fevereiro e a previsão é que vá até 13 de março de 2020. A doença que é infecciosa grave e contagiosa, voltou a ser o centro das atenções após a morte de um bebê de apenas 8 meses, na Baixada Fluminense, em decorrência do Sarampo.

Em 2016 o Brasil recebeu um certificado de eliminação da doença, mas em 2018, voltou a registrar casos de Sarampo. Nesse ano, de 1º de janeiro até 10 de fevereiro, 43 casos da doença foram confirmados e mais de 200 casos suspeitos estão sendo investigados no município. Diante da situação, tornou-se essencial entender a doença e também a campanha de vacinação.

No último sábado (15/02) os postos de saúde de todo o país receberam o DIA D de vacinação contra o Sarampo, mas a campanha segue até o dia 13 de março de 2020 e quem ainda não tomou a vacina, pode procurar os postos de saúde para fazer a prevenção.

QUEM DEVE TOMAR A VACINA:

As pessoas de seis meses à 59 anos devem comparecer a um posto de vacinação com sua caderneta de vacina, e, desta forma verificar se já tomaram as doses necessárias contra o sarampo. Caso a pessoa não tenha seu cartão de vacina, é importante que informe isso no posto para saber as medidas a serem tomadas.

Em crianças de até 04 anos de idade será aplicada a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Vale lembrar, que para a vacinação é necessário levar o cartão de vacinação da criança.

PARA QUEM A VACINA É CONTRAINDICADA:

A vacina do sarampo é contraindicada para pessoas com suspeita da sarampo, gestantes, bebês com menos de 6 meses e imunodeprimidas.

Quem possui alergia as proteínas do leite de vaca, deve informar o quadro no posto de saúde para receber a dose da vacina sem esse componente.

SINTOMAS DO SARAMPO:

  • Febre alta acompanhada de tosse;
  • Irritação nos olhos;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Mal-estar intenso;
  • De 3 a 5 dias do contagio, manchas vermelhas podem surgir no rosto, atrás da orelha e podem se espalhar pelo corpo;

CAUSAS DO SARAMPO:

  • A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa por via aérea;
  • Através da fala, espirro, tosse ou fala pode acontecer o contagio;
  • O sarampo é altamente contagioso, uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

LOCAIS PARA VACINAÇÃO:

  • Além dos pontos fixos, os postos de saúde também estão aplicando a vacina contra o sarampo. Basta procurar a unidade mais próxima de sua região;

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]