Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Verão no inverno: Entenda o que é a onda de calor que atinge o Rio de Janeiro essa semana

Temperatura vai beirar os 40ºC no Rio de Janeiro. Segundo professor da UERJ, efeito se dá por conta do El Niño
Foto: Ellan Lustosa / FolhaPress

O que mais combina com o inverno é o quê? Caldo de ervilha, cobertas pesadas e um filminho na Netflix, não é? Devia. Mas esse mês fomos surpreendidos pela notícia de onda forte de calor que chega não só no Rio de Janeiro como no Brasil inteiro. Segundo as previsões da Metsul, nenhuma das cinco regiões deverá ser poupada e o instituto classificou o episódio como “excepcional”. Mas o que está provocando isso?

Onda de calor atinge o Brasil nesta semana
Foto: MetSul/ Reprodução

Segundo o professor do Departamento de Geografia Física (IGEOG) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Antonio Oscar, a onda de calor, em termos técnicos, está atrelada a uma sequência de dias em que a temperatura do ar de uma localidade é superior à média histórica. O episódio desse mês está atrelado ao efeito do El Niño. “Essa onda de calor que a gente experimenta essa semana sem dúvida ela está atrelado a essa condição (El Niño). Até o final do ano, os centros de meteorologia projetam uma intensificação ainda maior desse efeito. Então não é um ninho com alguma força que atua. Ele atua impedindo ou dificultando a chegada de frentes frias aqui no sudeste brasileiro.”

O professor relata que a onda de calor que chega ao país é um efeito do El Niño
Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

O El Niño é o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. No Brasil, ele atua com muito calor nas regiões Norte e Nordeste e atinge o Sul com grandes volumes de chuva.
Com essa onda de calor, o estado do Rio de Janeiro poderá se aproximar dos 40 graus durante esse período. Segundo o Centro de Operações Rio, na última segunda-feira (18), foi registrada a temperatura mais alta do inverno. Conforme o Sistema Alerta Rio, os termômetros chegaram a 41°C no bairro de Irajá.

Para enfrentar o calor essas temperaturas altas, é necessário se manter hidratado, consumindo muita água. É recomendável também o uso de roupas leves. Segundo o Climatempo, a previsão de chuva no Rio de Janeiro é só dia 1º de outubro.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Veja também

buy windows 11 pro test ediyorum

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]