Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ônibus da Justiça Itinerante realiza casamentos no Complexo do Alemão

Veículo fica na Rua Nagé, os atendimentos ocorrem toda sexta-feira, das 9h às 15h até dezembro

O Programa Justiça Itinerante é voltado para trazer o poder judiciário para perto da comunidade e fazer o que está ao alcance da justiça com a menor burocracia e da forma mais rápida possível. Tem por objetivo dar solidificação ao amplo acesso à Justiça e fomentar a cidadania, por meio de atendimentos gratuitos regulares. O ônibus fica na Rua Nagé, esquina com a Rua Doutor Noguchi, toda sexta-feira, de 9h às 15h. O calendário de atendimento iniciou em janeiro deste ano e irá até dezembro, com possibilidade de continuar em 2017 e somente para residentes do Complexo do Alemão.

No local são realizados casamentos, divórcios, ações de alimento, investigações de reconhecimento de paternidade, certidão de nascimento tardio ou fora do prazo, adoção, defesa do consumidor, etc. Processos criminais não são realizados no veículo. O projeto busca soluções conciliadas como fórmula de pacificação social eficiente, promovendo a regulamentação documental dos cidadãos.

Os documentos necessários para casamentos são: Certidão de nascimento, identidade e CPF, comprovante de residência e identidade e CPF das testemunhas. As pessoas que foram casadas anteriormente, deverão apresentar certidão de casamento com o divórcio averbado. Deverão ser apresentados originais e cópias de todos os documentos.

A Justiça Itinerante surgiu como um novo modelo de realização da prestação serviço judicial, no qual os Juízes juntamente com membros do Ministério Público e Defensoria Pública vão ao encontro de cidadãos em razão da inexistência de políticas públicas eficientes em determinados locais do Estado. Trata-se de um programa que leva praticidade e acessibilidade para cidadãos que possuem maior dificuldade de acesso aos serviços públicos.

O intuito do projeto é integrar os juízes às comunidades, promovendo uma mudança de relacionamento entre a sociedade civil e o Poder Judiciário. Modernizar a prestação de serviço, afastando os rituais formais ultrapassados e com ênfase na rapidez do processamento. Expandir as ações afirmativas e de responsabilidade social que vêm sendo implementadas pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente funcionam 24 postos da Justiça Itinerante no Rio.

Clique no link para ver o calendário: http://portaltj.tjrj.jus.br/documents/10136/3077933/complexo-do-alemao-2016-outros.pdf

Informações:
E-mail: [email protected]
Tel: (21) 3133-3468
Ouvidoria do PJERJ: 0800-285-2000

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]