Alimentação Orgânica como Direito: Favelas se Organizam para Soberania Alimentar na Pandemia

CEM—Centro de Integração na Serra da Misericórdia : Ana Santos é educadora e culinarista na favela Terra Prometida que fica situada no Complexo da Penha. Ela é co-fundadora do Centro de Integração

CEM—Centro de Integração na Serra da Misericórdia : Ana Santos é educadora e culinarista na favela Terra Prometida que fica situada no Complexo da Penha. Ela é co-fundadora do Centro de Integração na Serra da Misericórdia (CEM), que defende a soberania e a segurança alimentar na área em torno da Serra da Misericórdia, a maior floresta urbana na Zona Norte (AP3) da cidade. A iniciativa coloca a agroecologia e a agricultura urbana no centro da luta contra a injustiça social.

O CEM lançou o projeto Favela Sem Corona uma semana antes do início da quarentena. O projeto arrecada fundos para a compra de alimentos diretamente de produtores orgânicos a preços acessíveis e depois os distribui às famílias sem nenhum custo. “As dúvidas eram muitas e a incerteza sobre o tal vírus era maior ainda, afinal, ninguém no morro ainda tinha sido infectado”, disse Ana. “Ali, vimos a necessidade de ampliar nossa comunicação e atuação, pois também já haviam muitas pessoas sem suas rendas.”

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]