OPINIÃO | FICA EM CASA

WhatsApp Image 2020-03-25 at 17.48.10

Fica em casa. Por favor, fica em casa. Não é uma gripezinha, fica em casa. Fica em casa. Não sai não! O que evita que o Coronavírus se espalhe é as pessoas ficarem em casa. Fica em casa. Ficar em casa é o que pode fazer o Coronavírus não chegar em mais gente. Fica em casa. 

O prefeito Marcelo Crivella admitiu que está tomando decisões seguindo a Ciência. Ele é maluco? Não, Crivella é religioso. Apesar dele querer começar a abrir alguns tipos de comércio a partir da sexta (27/3), por favor: fica em casa. Não sai, fica em casa.  

O governador Wilson Witzel pediu pelo amor de Deus: Fica em casa. E anunciou um mutirão humanitário para entregar 1 milhão de cestas básicas para famílias que precisam de auxílio. Fica em casa para conter o contágio. Fica em casa para conter a transmissão. Fica em casa!

Médicos que dizem para gente ficar em casa estão errados? Não. Médicos sabem o que é necessário para a saúde da gente. Médicas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, profissionais da saúde pública e particular sabem que será impossível cuidar de todas as pessoas que ficarem doentes ao mesmo tempo. Por isso, fica em casa!

Estão errados todos os prefeitos e governadores que dizem para gente ficar em casa? Não. Prefeitos e governadores sabem que unidades públicas de saúde e profissionais da saúde não terão condições de atender todas as pessoas que ficarem doentes ao mesmo tempo. Por isso, fica em casa! 

E pelo mundo, estão errados todos os presidentes de países decretaram quarentena? Não. O que ocorreu nos países em que se demorou a dar a recomendação para moradores ficarem em casa? Muitas e muitas pessoas ficaram expostas ao Coronavírus, ficaram doentes, morreram, os sistemas de saúde colapsaram, sem conseguir atender a todos os doentes. Fica em casa. Por favor, não sai. Acredita na gente.

Acredita na Ciência. Acredita que a gente vai passar pela pandemia com solidariedade e com medidas baseadas na Medicina, nas experiências de países que já sofreram com o Coronavírus, que ainda estão sofrendo com a COVID-19 (a doença que o novo Coronavírus causa). Fica em casa.

*Foto: Bento Fábio / Coletivo Papo Reto

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]